Workshop ensina como garantir sucesso em projetos de implementação de softwares
Projetos de implementação de softwares nem sempre são tranquilos. Para orientar as empresas de...
Projetos de implementação de softwares nem sempre são tranquilos. Para orientar as empresas de softwares como alcançar melhores resultados, a Associação Pólo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) promoveu nesta quarta-feira, dia 11, o workshop “Como garantir o sucesso em projetos de implementação de software?”, com o palestrante Silas Souza, diretor da PMTec Consultoria em Projetos de Tecnologia. O diretor da Toke Final Lingerie, Felipe Angheben, também deu sua contribuição relatando o processo de implementação de um novo sistema na empresa.
Souza apresentou uma pesquisa realizada com clientes e empresas desenvolvedoras de softwares no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre os clientes pesquisados, 87% disseram que o resultado da implantação de sistemas foi diferente do esperado; 92% não receberam o projeto no prazo e 76% alegaram furo no orçamento. Das empresas desenvolvedoras de software, 63% relataram que sentem dificuldade em atender a expectativa dos clientes; 100% alegaram que não controlam cronograma ou não conseguem entregar o projeto no prazo e 75% responderam que não conseguem ou não sabem controlar o custo do projeto.
Para evitar problemas como esses existe a metodologia de implantação de projetos de softwares. “Os principais problemas são de escopo, de prazo e de custos. A metodologia de gestão de projetos é aplicada para evitar esses problemas, com acompanhamento desde antes até após a implantação do projeto”, explica Souza, acrescentando que existe uma grande carência de uso de metodologia.
Angheben relatou que está trocando de sistema na empresa e iniciou o processo sem usar metodologia. “Não poderíamos arriscar de novo e encerar o processo com os mesmos problemas que havia antes. Começamos aplicar a metodologia depois do início da implantação do sistema e por isso pulamos a fase de pré-projeto. Isso provocou atraso de mais de um mês”, expôs, exemplificando como a utilização da metodologia é importante para que as etapas ocorram sem erros e dentro do prazo.
Participaram do workshop profissionais das empresas associadas à Deatec. A analista de testes Adriana Rita Machado disse que vai levar a proposta apresentada para seu coordenador. “Estamos iniciando um projeto novo, mas como atualmente trabalho no setor de testes só vou participar no fim do processo. Então vou levar a proposta para meu coordenador para verificar a possibilidade de por em prática na nossa empresa”, relatou.
A Associação tem por objetivo levar aos associados capacitações, treinamentos e cursos para contribuir no fortalecimento do setor. “Somos empresas de tecnologia e precisamos estar atualizados. A Deatec busca fomentar a tecnologia nas suas mais distintas esferas e fazer com que as empresas associadas se fortaleçam”, finaliza o gerente executivo, Rafael Miotto.