Turismo inteligente é o caminho para o crescimento do oeste catarinense
As tendências da área de turismo foram foco do Seminário “Destino Turístico Inteligente na...
As tendências da área de turismo foram foco do Seminário “Destino Turístico Inteligente na Prática – etapa Chapecó e Região”, realizado nessa segunda-feira (23), no Centro de Cultura e Eventos de Chapecó. A iniciativa atendeu as demandas dos empresários em relação à aproximação das cadeias de turismo e tecnologia para geração de oportunidades de novos negócios. Tudo isso, com valorização de soluções regionais e, consequentemente, a contribuição para o desenvolvimento da atividade econômica do turismo pautada nos pilares de destino inteligente.
O evento teve como promotores a Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina) e Sebrae/SC (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina). A realização regional contou com parceria da Prefeitura Municipal de Chapecó e Instância de Governança Grande Oeste. O apoio estratégico foi da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) e Deatec (Associação Polo Tecnológico Oeste Catarinense), além da parceria do Convention & Visitors Bureau de Chapecó e Região e de Concórdia, Instâncias de Governança Vale das Águas, Caminho da Fronteira, Vale do Contestado, Águas do Oeste Catarinense, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Chapecó (Sihrbasc) e o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom).
O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, reconheceu a importância das parcerias estratégicas para estruturação das ações na área do turismo. “O processo de construção dos destinos turísticos inteligentes na prática, a partir do modelo SEGITTUR-Espanha, preconiza os eixos da tecnologia, inovação, sustentabilidade e acessibilidade. A governança, o quinto eixo, tem o papel de conectar e promover o atendimento das demandas aproximando as empresas que podem desenvolver soluções para eliminação de gargalos do macro segmento”, observou.
O secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Chapecó, Marcio Ernani Sander, enfatizou que o município planeja e é parceiro de ações que oportunizam fomentar esse segmento tão importante para o desenvolvimento da economia regional. Destacou conquistas históricas como o Parque da Efapi e outras mais recentes como o Centro de Cultura e Eventos, entre outras iniciativas que vem evoluindo a cada ano. “Chapecó tem esse diferencial pela harmonia existente entre o setor produtivo, o sistema S, a Associação dos Municípios do Oeste e as entidades empresariais, sociais e econômicas. Com essa integração somada à disposição das pessoas, caminhamos para proporcionar estrutura adequada e de qualidade à cidade e região”.
Representando as Instâncias de Governança (Caminhos da Fronteira, Vale das Águas,Vale do Contestado e Águas do Oeste Catarinense), Maria Bernadete Zanin, observou que o Estado de Santa Catarina é privilegiado pelas potencialidades naturais e salientou a importância de conectar cultura e tecnologia aos atrativos turísticos presentes no grande oeste.
Destinos turísticos inteligentes na prática
A programação contemplou a palestra “Destinos turísticos inteligentes na prática” com o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Carlos Cappelini. Segundo ele, o intuito foi trazer conhecimento para a região e estimular que micro e pequenas empresas iniciem seu processo de reorganização dentro da metodologia do turismo inteligente. “Com isso, será possível promover aproximação entre as empresas de tecnologia e da cadeia produtiva do turismo para que as soluções possam ser criadas, visando atender as necessidades do setor”.
O modelo de turismo inteligente surgiu na Espanha e busca desenvolver, no território, o segmento com base em quatro eixos: tecnologia aplicada ao turismo, inovação aplicada ao turismo, estruturação do destino para atender todo tipo de público, ou seja, a questão da acessibilidade, além da sustentabilidade e da compreensão dos pilares ambiental, social e econômico.
Exemplificou algumas soluções adequadas ao território, como por exemplo, a difusão de wifi gratuita nos atrativos turísticos, até mesmo para estimular a promoção do próprio destino turístico. “Se for pensar nas empresas, elas não têm de forma geral uma boa presença digital e isso é um dos entraves para o crescimento da atividade turística. Então, desenvolver um site que atraia as pessoas, que permita a reserva ou a compra de produtos, que seja integrado às redes sociais, já é um grande start para o desenvolvimento de uma empresa inteligente”, assinalou o palestrante.
Para finalizar, observou que é fundamental as empresas perceberem que esse é um movimento que veio para ficar. “Hoje, cada vez mais, o principal meio para reserva e busca de informação é a presença digital e, quem não adotar essas soluções, será ultrapassado pelo concorrente”, alertou Cappelini.
A programação também incluiu apresentação dos cases regionais das Instâncias de Governança. O primeiro, denominado “Parceria Público e Privada: construindo o turismo de Irani” foi apresentado pelas representantes do Vale do Contestado, Neiva Salete Basso Zampieri e Leandra Camila Zenaro. Em seguida, Simone Leandra Tomazelli da Instância do Grande Oeste explanou o case de Passos Maia intitulado “Rota das Araucárias”. O caso de sucesso da “Rota dos Cânions” de Descanso foi apresentado por Anderson Cavasin, que representou a Instância Caminhos da Fronteira, seguido pela história de Quilombo “Rota Encantos Rurais” exposta pela representante do Vale das Águas, Cleusa Favaretto Molinett.
O evento encerrou com a dinâmica de Fishbowl, conduzida por Mário Agusto São Thiago. A programação foi uma ação do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense – PDIC2022 – Rotas Estratégicas Setoriais para a Indústria Catarinense – Turismo, realizado pela Fiesc, Fecomércio e Sebrae/SC. Em Santa Catarina, o turismo é responsável por mais de 10% da geração de riquezas do Estado e tem grande potencial de crescimento e de dinamização da economia.