SINAPSE é lançado em Chapecó e conta como apoio do DEATEC
Foi lançado na noite da última segunda-feira (26/09) em Chapecó,...
26/09/2011 00:00
Deatec, deatec@deatec.org.br
Foi lançado na noite da última segunda-feira (26/09) em Chapecó, no Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arldindo De Nês o SINAPSE da Inovação (Operação SC 2011).
O Sinapse da Inovação é uma chamada pública promovida pela FAPESC, realizada pela Fundação CERTI com apoio do SEBRAE e localmente por todas instituições de ensino técnico, superior e entidades como SICOM, DEATEC e Núcleo de base Tecnológica da ACIC.
O Programa SINAPSE DA INOVAÇÃO foi idealizado para ser implementado, periodicamente, por meio de operações de mobilização, no intuito de transformar e aplicar as boas ideias geradas em teses, dissertações, trabalhos científicos e tecnológicos e outros, desenvolvidos por estudantes, pesquisadores e outros profissionais dos diferentes setores do conhecimento e econômicos, em negócios de sucesso. Este Programa estabelece uma "comunidade" de empreendedores para viabilizar a discussão em torno de ideias inovadoras. Estas ideias são disponibilizadas via Portal Sinapse, aberto aos participantes, permitindo que aquelas de maior potencial sejam estimuladas e ao mesmo tempo, propiciar a criação de uma cultura empreendedora e a cooperação entre os diferentes atores do processo de inovação.
A Operação desenvolve-se em 5 etapas:
* Etapa 1 - Inscrição e Avaliação de IDEIAS Inovadoras.
* Etapa 2 - Capacitação executiva em empreendedorismo e elaboração do Projeto de Empreendimento.
* Etapa 3 - Elaboração do Projeto de Fomento.
* Etapa 4 - Pré-incubação dos 40 melhores projetos.
* Etapa 5 - Auditoria de resultados e orientações finais.
Todo o processo do SINAPSE é realizado através do portal http://www.sinapsedainovacao.com.br.
O edital pode ser baixado através do link: http://noticias.sinapsedainovacao.com.br/wp-content/uploads/edital.pdf
Este ano a grande novidade é o apoio do SEBRAE que fará sua doação para o projeto em forma de capacitação para os projetos selecionados. Os 100 projetos incubados receberão cada um, na forma de subvenção econômica e capacitação R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais).
O diretor secretário do Deatec Ernani Zottis e o Vice presidente do Deatec e também presidente do Núcleo de Base Tecnológica Marcio Fortes estivem presentes no lançamento do evento. Ernani Zottis comentou a importância motivacional do programa: "É muito importante motivar nossos jovens e pensarem em idéia inovadoras, mesmo aqueles que não forem selecionados já terão feito um grande exercício que abrirá seus horizontes. O Deatec, como Pólo Tecnológico do Oeste Catarinense tem orgulho em poder incentivar inovações e estará sempre presente em eventos dessa natureza”.
O prazo para inscrição dos projetos encerra no próximo dia 18/11. A FAPESC espera mais de 2.000 inscrições de idéias inovadoras.
"Essa é uma boa oportunidade para nossos talentos, é um programa muito importante do Governo de estado e agora com o apoio do Sebrae o programa ficou melhor do que já era". Comenta Márcio Fortes, vice-presidente do DEATEC e também presidente do Núcleo de base tecnológica.
No evento de lançamento os presentes também puderam ouvir a palestra do Sr. Acari Menestrina, diretor da Gran Padana do Brasil, marca Gran Mestri, que contou um pouco de sua trajetória profissional e deu conselhos muito importantes aos jovens, empresários, professores e representantes do poder público também presentes no evento.
Secretário da SDR Chapecó Sr. Jagnow durante pronunciamento