Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

SINAPSE da Inovação é lançado em Chapecó

Foi lançado na noite da última terça feira (30/11) em Chapecó, no...

Notícia
01/12/2010 00:00
Deatec, deatec@deatec.org.br

Foi lançado na noite da última terça feira (30/11) em Chapecó, no Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arldindo De Nês o SINAPSE da Inovação (Operação SC 2010).

O Sinapse da Inovação é uma chamada pública promovida pela FAPESC, realizada pela Fundação CERTI com apoio da RECEPET e localmente por todas instituições de ensino técnico e superior.

O Programa SINAPSE DA INOVAÇÃO foi idealizado para ser implementado, periodicamente, por meio de operações de mobilização, no intuito de transformar e aplicar as boas ideias geradas em teses, dissertações, trabalhos científicos e tecnológicos e outros, desenvolvidos por estudantes, pesquisadores e outros profissionais dos diferentes setores do conhecimento e econômicos, em negócios de sucesso. Este Programa estabelece uma "comunidade" de empreendedores para viabilizar a discussão em torno de ideias inovadoras. Estas ideias são disponibilizadas via Portal Sinapse, aberto aos participantes, permitindo que aquelas de maior potencial sejam estimuladas e ao mesmo tempo, propiciar a criação de uma cultura empreendedora e a cooperação entre os diferentes atores do processo de inovação.

A Operação desenvolve-se em 5 etapas:
    * Etapa 1 - Inscrição e Avaliação de IDEIAS Inovadoras.
    * Etapa 2 - Capacitação executiva em empreendedorismo e elaboração do Projeto de Empreendimento.
    * Etapa 3 - Elaboração do Projeto de Fomento.
    * Etapa 4 - Pré-incubação dos 40 melhores projetos.
    * Etapa 5 - Auditoria de resultados e orientações finais.
    
Todo o processo do SINAPSE é realizado através do portal http://www.sinapsedainovacao.com.br.


O edital pode ser baixado através do link: http://noticias.sinapsedainovacao.com.br/wp-content/uploads/edital.pdf

Os 40 projetos incubados receberão cada um, na forma de subvenção econômica R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais).

Francis Marcel Post, vice-presidente do DEATEC representando a entidade no evento salienta: "Esta é uma oportunidade para qualquer pessoa física com uma boa e viável idéia conseguir recursos a fundo perdido. Vale lembrar que 200 projetos terão capacitação gratuíta em planejamento de empreendimento e destes 200 após uma seleção de 100 sairão os 40 projetos que serão apoiados financeiramente. Somente quando o projeto for aprovado para incubação será necessário a criação de uma pessoa jurídica."

O prazo para inscrição dos projetos encerra no próximo dia 17/12. A FAPESC espera mais de 1.500 inscrições de idéias inovadoras.

"É preciso enxergar as necessidades do mercado, para então pensar em uma tecnologia para resolver a necessidade, e não o inverso". Comenta Bruno M. Guedes, Diretor da Bean Web - empresa associada ao DEATEC que apresentou seu case como uma das vencedoras do SINAPSE em 2009.