Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Semana Nacional de Ciência e tecnologia terá início nesta segunda-feira, em Chapecó e região

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SEBRAE será realizada no período de 13 a 19 de...

Notícia
10/10/2014 17:06
Deatec, deatec@deatec.org.br

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SEBRAE será realizada no período de 13 a 19 de outubro, oferecendo seminários, clínicas e showrooms, entre outras atividades, com diversos temas sobre tecnologia e inovação. A iniciativa proporciona aos empresários das micro e pequenas empresas e aos acadêmicos a oportunidade de conhecer novas tecnologias, ter acesso a práticas inovadoras e colocar empresas no caminho do crescimento sustentável.

Na área de abrangência da coordenadoria regional oeste do SEBRAE/SC, a extensa programação é realizada em parceria com a UFFS, IFSC, FCTER, FIESC, UNOESC,UNOCHAPECÓ, UDESC, UNC, DEATEC, Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para a região Oeste de SC, ACIC CHAPECÓ, Prefeitura Municipal, AEAGRO e NUCLEOVET.

O coordenador regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani,destaca que o evento representa uma grande oportunidade aos empresários, futuros investidores e estudantes para ampliar o conhecimento sobre inovações em diversos segmentos da economia. “Serão palestras e exposição de cases ministrados por especialistas nos assuntos de tecnologia além de debates, serviços de consultoria tecnológica, exposição por meio do SEBRAEtec, entre outras atividades, que possibilitarão aos participantes, fomentar negócios, aumentar a competitividade e ter subsídios para implementação de novas ideias e realização de pesquisas”.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, Joviles Trevisol, lembra que o tema da SemanaNacional de Ciência e Tecnologia é "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social". “O tema tem consonância direta com o projeto da UFFS e entendemos muito oportuno inserir na programação temas que estão sendo debatidos no país”, explica.

O momento, para o pró-reitor, também marca um protagonismo da UFFS. “Entendemos que a UFFS, enquanto IES pública federal, deve ir assumindo o papel de liderança em temas e áreas fundamentais para a região e para o desenvolvimento do país”, avalia.

Em Chapecó, a programação inicia a partir das 10 horas do dia 13, no Campus da UFFS, com o IV Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) e a IV Jornada de Iniciação Científica, incluindo os seguintes eventos: Seminário da Saúde, Seminário Regional de Segurança Alimentar, Seminário Negócios Sociais, Seminário de Energias Renováveis, II Seminário Regional de Tecnologia e Inovação, Showroom Tecnológico e estande do SEBRAEtec. As atividades, na UFFS, seguem no dia 14, a partir das 8h30; e no dia 15, a partir das 9h30.

Outro evento que integra a programação da Semana da Ciência e Tecnologia no município é o V Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite, que acontecerá no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, com início previsto para as 14 horas,do dia 13.Nos dias 14 e 15, o evento segue a partir das 8h30.

A programação também inclui o Fórum Empresarial, no dia 14, no Centro de Eventos de São Lourenço do Oeste, a partir das 15 horas; o Seminário do Setor Metalmecânico e Metalurgia promovido pela Fiesc, na Associação Comercial e Industrial de Xanxerê, a partir das 17 horas; o Seminário da Inovação, no dia 16, às 19 horas, na Horus Faculdades; e o 1º Seminário Tecnológico de Fortalecimento de Pequenas Marcas e Culturas Regionais,no dia 18, à partir das 9h15, no SENAI, em Concórdia.

Informações pelo http://snct-oeste.com.br/ ou pelo telefone 49 3330 2800 (Sebrae).

A SEMANA

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia (C&T) da Secretaria de C&T para Inclusão Social. Nesse ano, o tema do evento éCiência e tecnologia para o desenvolvimento social.

Os objetivos com o tema incluem vincular a produção científica aos desafios sociais que vivemos hoje em todas as áreas da sociedade brasileira e estimular as instituições a abordar a C&T na dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.