Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Realizada pelo DEATEC aula inaugural de mais duas turmas do Geração Tec

   Na ultima segunda feira, 17 de julho, iniciaram as últimas duas turma da...

Notícia
17/07/2012 00:00
Deatec, deatec@deatec.org.br
   Na ultima segunda feira, 17 de julho, iniciaram as últimas duas turma da primeira etapa do programa Geração TEC em Chapecó. As aulas ocorrem nas dependências da UNOESC – CHAPECÓ.
   A aula inaugural contou com a presença de diretores do DEATEC, do Coordenador Regional do Programa GeraçãoTec Gean Centenaro e do Coordenador do Curso de Sistemas da Informação da UNOESC - CHAPECÓ, Prof. Tiago Zonta, que recepcionaram os alunos.
 
Auditório do Plenarinho lotado pelos estutandes, professores e empresários.
 
   No ato foi apresentado aos estudantes sobre a necessidade de frequência, a expectativa das empresas, um panorama geral do setor, além de informações sobre a bolsa auxílio, pois além do curso ser totalmente gratuito, os alunos recebem uma bolsa auxílio do governo do estado. Também foi abordada resumidamente a grade programática do curso.
   Após a recepção dos alunos, Prof. Tiago Zonta, deu início à primeira aula, acompanhada pela diretoria do DEATEC. Também foram apresentados parte dos professores frizando não só suas capacitações mas também suas trajetórias com o objetivo de motivar ainda mais os alunos.
   O Geração TEC é um programa do governo do estado, vinculado ao plano SC@2022, que cria oportunidades para jovens e adultos por meio da capacitação e qualificação profissional. Foi criado para preencher a significativa quantidade de vagas do setor de TIC em aberto, uma vez que o setor é de importância estratégica para o estado, e encontra-se ameaçado pela falta de profissionais qualificados. No Oeste Catarinense, o programa é realizado pelo DEATEC, que realiza os processos de seleção, execução das turmas e encaminhamento ao mercado.
   O processo seletivo teve inicio em 23 de abril, foram 45 dias de inscrições onde coube ao Polo Tecnológico do Oeste Catarinense articular reuniões com instituições parceiras, abordar alunos do ultimo ano do ensino médio de escolas publicas e particulares do município, bem como alunos de graduação das mais de 20 instituições de ensino de Chapecó. Os pré-requisitos para participar do programa eram: Possuir mais de 17 anos, Ensino médio completo ou no ultimo ano e não atuar na área de programação.
   Ao final da etapa das inscrições haviam mais de 500 inscritos, dos quais cerca de 300 pessoas realizaram as provas, e 98 foram aprovados como aptos a participar do programa.
   Segundo o Presidente do Deatec Sr. Francis M. Post, “O início das aulas destas duas turmas do Geração Tec encerra uma fase de muito trabalho. Efetivamente vamos formar nesta primeira fase cerca de 100 profissionais em programação em Chapecó e 30 em Pinhalzinho. Vamos trabalhar para viabilizar turmas também em Xanxerê e Concórdia e fazer com que o Geração Tec torne-se um programa permanente. Dedicamos muito esforços neste projeto mas ele vem a minimizar o problema da falta de mão de obra na nossa área”.
   Nesta etapa foram iniciadas as aulas de uma segunda turma de Delphi e Java, desta vez no período noturno, capacitando cerca de 35 alunos, já a outra turma serão ministradas as linguagens de PHP e .NET, no período vespertino para mas 35 alunos.
No total o programa pretende formar aproximadamente 125 alunos em Chapecó e Pinhalzinho para atender a demanda já existente de programadores em  nossa região.
   Os cursos terão duração de 260hs, as aulas serão de segunda a sexta feira totalizando 20hs semanais. Terão duração média de 3 meses e meio.
 
Presidente do DEATEC, Francis Post, durante seu pronunciamento
 
 
Turma - Noturna
 
Turma - Vespertino