Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Projeto de cooperação capacitará estudantes conforme demandas empresariais de TI

Os cursos de Sistemas de Informação e de Engenharia de Computação da Unoesc Chapecó, em...

Notícia
01/07/2014 16:09
Deatec, deatec@deatec.org.br

Os cursos de Sistemas de Informação e de Engenharia de Computação da Unoesc Chapecó, em parceria com a Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense, inicia na próxima segunda-feira, dia 07, as atividades do projeto de cooperação com as empresas de TI. A iniciativa conta com apoio do programa Geração Tec visa formar recursos humanos diferenciados para realização de projetos inovadores ou novos pacotes dentro da ação da empresa interessada.

De acordo com o coordenador dos cursos, professor Tiago Zonta, a universidade mantém uma relação muito próxima e positiva com o setor empresarial de Tecnologia de Informação. “De um lado, preparamos acadêmicos para atuar diretamente na área que as empresas precisam, de outro, as empresas nos possibilitam ter um alto índice de empregabilidade dos nossos alunos. Normalmente, os alunos seriam absorvidos pelo mercado apenas a partir do 5º período, em função da experiência. Com o projeto, os estudantes receberão capacitação do corpo docente, que conhece o mercado de TI e, assim estarão preparados mais cedo para começar a trabalhar”, destaca.

Na capacitação serão abordados assuntos relacionados a suporte e desenvolvimento de software, em dois módulos de 120 horas cada, com três meses de duração. Seis empresas ligadas à Deatec receberão os acadêmicos capacitados pelo projeto.

O diretor geral da Unoesc Chapecó, professor Ricardo Antonio de Marco, salienta que “esse projeto cumpre com um dos objetivos da Unoesc Chapecó, que é promover a integração da Universidade com a comunidade empresarial, despertando uma visão empreendedora nos acadêmicos, além de contribuir com o desenvolvimento regional”, disse.

Sobre a forma como o projeto será conduzido, o diretor de pesquisa, pós-graduação e extensão, professor Gilberto Pinzetta, explica que a universidade avaliará a necessidade da empresa, criará um plano de um cronograma de trabalho, realizará entrevista com os alunos que se destacam e, na sequência, iniciará o trabalho com a supervisão do professor. “A universidade manterá contato permanente com a empresa e avaliará o estudante, até formar o novo profissional que atuará nas empresas parceiras”, observou.

Zonta observa que o recrutamento dos estudantes que participarão do projeto foi feito pelos professores a partir do perfil de cada um e com base no desempenho apresentado nas atividades em sala de aula. Sendo assim, ele acredita que o aproveitamento será muito maior diminuindo o tempo dispensado pela empresa na preparação de um novo colaborador.

O presidente da Deatec, Ernani Zottis, lembra que em diversas profissões existe uma lacuna muito grande entre o estudante da academia e a realidade dentro das empresas. “Nosso setor não é diferente, e uma ação como essa visa minimizar essa lacuna, fazendo com o que estudante possa ser treinado de acordo com as necessidades profissionais de cada empresa”, apontou.

GERAÇÃO TEC

Sobre o apoio do Geração Tec para que a Unoesc capacite os próprios graduandos, Zonta observa que trata-se de uma iniciativa inédita no Estado. “Isso demonstra a confiança que a Unoesc conquistou junto ao governo do Estado”, comemorou.

O Geração Tec é realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em parceria com o Instituto Internacional de Inovação (i3), com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec).