Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Presidente do DEATEC visita obras da UFFS

   O Presidente do DEATEC Francis Marcel Post participou no dia 12 de junho, juntamente...

Notícia
12/06/2012 00:00
Deatec, deatec@deatec.org.br
   O Presidente do DEATEC Francis Marcel Post participou no dia 12 de junho, juntamente com representantes de outras entidades empresariais, da visita as obras da Sede própria do Campus da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) em Chapecó.
   A visita foi capitaneada pelo Presidente da ACIC e acompanhadas, além de representante das entidades empresarias (ACIC, CDL e SICOM), do Reitor da Universidade Sr. Jaime Giolo, e do secretário especial de Obras da UFFS, Paulo Roberto da Luz.
Comitiva da Visita 
   Além de Chapecó, sede e único campus em Santa Catarina, a UFFS possui campi nas cidades de Realeza e Laranjeiras do Sul no Paraná, Erechim e Cerro Largo no Rio Grande do Sul, todas em obras e na grande maioria com atividade em locais provisórios pois ela foi criada por lei em setembro de 2009 e iniciou os trabalhos de ensino somente em março de 2010.
   Francis comenta: "Conhecer o projeto e verificar in-loco como andam as obras da UFFS dá uma ideia de quanto será importante, quanto movimentará economicamente e principalmente quanto contribuirá para o desenvolvimento não só do município de Chapecó como uma grande região oeste e cidades próximas tanto no estado do Rio Grande do Sul como do Paraná."
   A área destinada à instalação do Campus-sede definitivo da UFFS em Chapecó, vai tomando forma de cidade universitária. São cerca de 27 mil metros de área construída, distribuídos em dois prédios de quatro andares para salas de aulas e quatro destinados a laboratórios didáticos e o galpão de manutenção. Os Blocos A e B terão 40 salas de aula cada um deles e auditório para 150 pessoas, cantina, além de espaços destinados ao atendimento a alunos e salas de apoio. No pátio central está prevista uma área de recreação com mesas, bancos e paisagismo. A biblioteca do campus também já vai ocupando seu espaço, com a conclusão das fundações do prédio.
   Estão previstos no projeto, ainda para o Campus-sede, nesta primeira fase, a construção de prédios para o Centro Administrativo, Restaurante Universitário, com capacidade para servir até 2 mil refeições, Moradia Estudantil para 192 moradores, Bloco Sala de Professores, Prédio Patrimônio e Almoxarifado Central, Bloco C, Galpão Manutenção/Prefeitura. A Reitoria vai funcionar num prédio de quatro pavimentos onde haverá espaços para auditório, hall de exposições, salas para reuniões e videoconferência, além de uma área específica para os Conselhos, composta de auditórios e salas de apoio.
   “No próximo ano nos mudamos para a sede com cerca de quatro mil pessoas, entre alunos e técnicos. Além disso, nossa estrutura poderá sediar eventos de toda a região, o que aumentará ainda mais o movimento neste acesso”, ressaltou Giolo.
   Além de conhecer a atual situação das obras as entidades solicitaram ao Reitor oportunidade de serem ouvidas e principalmente participarem do processo de definição de novos cursos tanto de graduação, pós graduações e mestrados e manifestaram apoio para que sejam viabilizados estes cursos suprindo as necessidades e lacunas que hoje temos na formação de profissionais em áreas mais específicas, como o curso de Medicina, complementa Post.
 
 Entidades conhecem detalhes do Projeto
Dois prédios principais com 40 salas de aula cada estão em fase de acabamento
Prédio da Biblioteca em fase inicial de construção
Prédios da Manutenção, Almoxarifado, Patrimônio e Sala dos Professores.