Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

PREFEITO DE CHAPECÓ RECEBE DIRETORES DA DEATEC

O presidente da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense ...

Notícia
17/12/2014 14:35
Deatec, deatec@deatec.org.br

O presidente da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), César Bortolini, acompanhado pelos diretores da entidade, Ernani Zottis, André João Telöcken, Ivan Joel Nichelle, Gustavo Damschi e Francis Post, foi recebido pelo prefeito de Chapecó, José Caramori, nessa semana.

De acordo com Bortolini, a intenção da visita foi apresentar ao prefeito a nova diretoria da entidade, eleita recententemente, e demonstrar a importância do setor de TI que tem avançado consideravelmente nos últimos anos. “As nossas empresas geram cerca de 1.300 empregos e faturam mais de 70 milhões de reais por ano, além de contribuir com a diversificação da matriz econômica da região oeste”, disse.

A Deatec é uma associação de empresários, fundada em 2005, que reúne empresas do segmento de Tecnologia, com o intuito de fortalecer o setor, gerando, por consequência, um incremento no trabalho, renda, qualificação e inovação tecnológica. Atualmente, a entidade representa mais de 50 empresas da região oeste catarinense.

Além disso, os diretores falaram sobre as principais demandas do setor de TI, as quais são a viabilização e implantação do Parque e Distrito Tecnológico em Chapecó e o Projeto de Incentivo Fiscal. Sobre o Parque e Distrito Tecnológico, Bortolini explica que se trata de um espaço que congregará empresas de base tecnológica, organizações empresariais e científicas, estruturadas de maneira planejada, para promover a cultura e a prática da inovação, a troca de conhecimento, proporcionar o desenvolvimento de novas tecnologias e a geração de riquezas por meio da criação e fortalecimento de empresas inovadoras.

O presidente também ressalta que a efetivação do Projeto de Incentivo Fiscal é vital para a permanência e expansão das empresas de TI. “Estamos competindo de forma injusta e desigual, uma vez que recolhemos, em média, 4% de ISS contra 2% ou até a isenção que ocorre em grandes centros”, afirma.

Caramori reafirmou o apoio ao setor e lembrou que no ano passado a prefeitura sancionou a lei 6.476 de 15 de outubro de 2013, que dispõe sobre a política municipal de incentivo à Inovação. Comentou também que, nesta semana, será realizada a primeira reunião de constituição do Conselho Municipal de Tecnologia e Inovação e comprometeu-se em acompanhar pessoalmente o andamento dos projetos da entidade junto à Prefeitura Municipal. Sugeriu ainda, a criação de um grupo de trabalho, formado entre membros da Prefeitura e diretoria da DEATEC para estudar os aspectos legais e jurídicos de consolidação do Parque e Distrito Tecnológico, bem como dos incentivos fiscais necessário para o setor.


Foto 22 – O presidente da Deatec, Cesar Bortolini, com o prefeito José Caramori

Foto 23 – Parque e Distrito Tecnológico foi um dos assuntos tratados na visita


Foto 24 – Empresários do setor de TI querem Projeto de Incentivo Fiscal