Parque Desbravalley movimentou Efapi 2023
Os pilares do ecossistema estiveram presentes ao longo dos 10 dias de feira durante todas as atividades. A estimativa é que 70 mil pessoas tenham visitado o espaço

Inovação, tecnologia e educação. Os três pilares para consolidação do ecossistema de inovação foram à base para o sucesso do Parque Desbravalley, durante os 10 dias da Efapi 2023, um dos espaços mais visitados e comentados da feira. Aliado a isso, a conexão entre as 10 instituições de ensino e as 19 empresas expositoras também fizeram a diferença, mas, em especial, solidificaram um setor da economia de Chapecó que vem desenvolvendo e se tornando referência na região, estado e no Brasil.
Gerar conhecimento e agregar valor também foram algumas das missões desse espaço, através das palestras diárias no Palco do Conhecimento, da realização de seis podcasts diários e ao vivo, além das oficinas. E quem passou pelo Parque Desbravalley também pode conhecer as experiências e tecnologias voltadas à área da saúde, automação industrial, turismo, inteligência artificial, realidade virtual de várias áreas e uma das grandes atrações, o cachorro robô “Scooby”. A estimativa é que 70 mil pessoas tenham visitado o espaço do Parque Desbravalley durante a Efapi 2023.
Avaliação
Para o presidente da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec/Acate) e um dos coordenadores do espaço tecnológico, Marcio Muxfeldt a feira representou o fortalecimento do ecossistema. “Nosso objetivo foi alcançado, que foi impactar crianças, jovens, adultos e idosos, alguns até estavam emocionados com tanta tecnologia, mas, também impactam a nossa comunidade. Eu vejo as universidades mais fortes e unidas, as empresas mais fortes e unidas. E isso não tem preço. É assim que você faz um ecossistema mais forte para acreditar em si”, enfatiza Marcio.
Para o futuro, ele reforça que através de um trabalho conectado é possível resolver muitos “gaps” que as empresas, sociedade e poder público possuem com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e fomentar o desenvolvimento. “Se conseguirmos continuar essa unicidade, através de eventos, com esses atores resolvendo, pesquisando, estudando e trabalhando juntos, será uma união perfeita. O nosso futuro é continuar unidos e fazer esses eventos que fortaleça, agrega e une ainda mais o ecossistema”, destaca.
Neste mesmo contexto, a diretora executiva da Deatec/ Acate e também coordenadora do espaço, Viviane Negri reforça os pilares envolvidos em todo esse processo, em destaque, para a conectividade e união do ecossistema que reúne todos os atores envolvidos, como universidades, empresas e apoiadores. “Esse elo não tem como não dar certo. Isso fortalece o ecossistema a partir de Chapecó para o Oeste catarinense. Os desejos é que a partir de agora, possamos estar cada vez mais perto, mais próximos em uma força só”, relata. Ela ainda completa que todos trabalhando juntos potencializam os resultados, alavancam e incentivam o setor de tecnologia, inovação e conhecimento aliando poder público e privado.
Maratona
No último dia de feira, aconteceu a Competição de Robótica e o Desafio de Programação. As equipes da EEB Bom Pastor foram as vencedoras na competição de robótica. O primeiro lugar foi da equipe Robotic League SAIC; o segundo lugar da equipe Robotic League Bolzan e o terceiro lugar ficou para a equipe Robotic League Bompa's Thor.
No Desafio de Robótica, os vencedores foram: Primeiro lugar ficou para a equipe “O Problema é só na Mangueira”, da UFFS; o segundo com a equipe “Colt Python.357, da UFFS e o terceiro lugar com a equipe Vai na Sorte”, da Unochapecó.
Parque Desbravalley
O espaço colaborativo é uma realização da Fundeste, com correalização da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec/Acate), Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação da ACIC (NTIC), Pollen Parque Científico e Tecnológico (Pollen Parque) e Sebrae. Os patrocinadores são IXC Soft, Select Soluções, Sicredi, Amo Ofertas, Vaccaro Urbanismo, Brasão Supermercados, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Prefeitura de Chapecó.
Texto: Edina Pedruzzi – Assessora de Imprensa Parque Desbravalley
Fotos: Michel Kuntze/ Parque Desbravalley