Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Parceria entre DEATEC e BRDE resulta em investimentos para inovação

O setor de tecnologia do oeste catarinense começa a colher os resultados de uma parceria entre a...

Notícia
18/03/2015 13:29
Deatec, deatec@deatec.org.br

O setor de tecnologia do oeste catarinense começa a colher os resultados de uma parceria entre a Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (BRDE). No próximo dia 27 de março, durante a Assembleia da Deatec, às 8 horas, na Cantina do Cesec, será firmado um Acordo de Cooperação Técnica entre as duas entidades, com o objetivo de difundir ainda mais e informar sobre procedimentos e condições para o apoio financeiro das empresas da área de tecnologia.

A iniciativa prevê o aumento na demanda pela elaboração de propostas para captação de recursos na área de inovação, com apoio do Escritório de Projetos da Deatec, criado no ano passado. Até o momento já foram apresentados e aprovados cinco projetos que somam um valor de aproximado de três milhões de reais, que serão investidos em inovação pelas empresas contempladas.

O investimento em inovação é fundamental para que as empresas do setor de Tecnologia da Informação (TI) obtenham vantagens de mercado num cenário cada vez mais competitivo, afirma o presidente da Deatec, Cesar Bortolini. Ele pondera que “é fundamental que não haja o comprometimento da sua situação econômico-financeira, sendo recomendável avaliar muito bem as condições de custo do capital, bem como o prazo de re-embolso de eventual financiamento”.

Segundo o Gerente Regional Oeste Catarinense do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Paulo César Antoniollo, esta ação resultou em cinco operações de crédito contratadas, todas através do Programa BNDS MPME Inovadora, com juros fixos de 4,0% ao ano e prazo total do financiamento de 10 anos. O BRDE, até o último dia 13 de fevereiro, liderava o ranking nacional de aplicações de recursos deste Programa, respondendo por aproximadamente 72% do crédito contratado no país.

O Programa tem como objetivo aumentar a competitividade financiando os investimentos necessários para a introdução de inovações no mercado, de forma articulada com os demais atores do Sistema Nacional de Inovação, contemplando ações contínuas de melhorias incrementais em seus produtos e/ou processos, além do aprimoramento de suas competências, estrutura e conhecimentos técnicos.

De acordo com as regras podem ser financiados todos os itens necessários à implementação do plano de negócios das MPMEs com perfil inovador, inclusive investimentos em mão de obra especializada própria e de terceiros, bem como capital de giro associado.

Escritório de Projetos Deatec

O objetivo do Escritório de Projetos é prestar suporte e auxilio na elaboração de projetos para captação de recursos e linhas de crédito que estimulem a inovação, oferecerá toda a assessoria necessária e o acompanhamento dos trâmites burocráticos. Bortolini ressalta que a entidade busca munir o empresário de informação para que ele consiga baixar os custos e otimizar suas atividades sempre com foco na inovação. “A estrutura da entidade estará à disposição dos empresários de TI para auxiliar na elaboração dos projetos, prestando toda a assessoria necessária e o acompanhamento dos trâmites burocráticos junto ao BRDE”.

O gerente executivo da Deatec, Gean Centenaro, que executa esse trabalho, enfatiza que se trata de uma demanda gerada pelos associados. “Trata-se de mais um instrumento importante para o desenvolvimento das empresas de tecnologia da região”, avalia.

Os empresários interessados devem procurar a secretaria executiva da Deatec para receber mais informações a respeito do funcionamento dessa estrutura.