PARCERIA DA UNO COM IBM E APPLE TRAZ CARRETA TECNOLÓGICA PARA CHAPECÓ
Para contribuir na qualificação dos profissionais em tecnologia móvel na Região Oeste, a...

Para contribuir na qualificação dos profissionais em tecnologia móvel na Região Oeste, a Unochapecó em parceria com a IBM Brasil vai receber, no mês de setembro, o projeto Hackatruck. O lançamento oficial da parceria foi realizado na Universidade na última quarta-feira (15/06). Em um laboratório nada convencional, o público vai ter a oportunidade de participar de uma experiência inovadora. A carreta tecnológica tem 17 metros de comprimento e já passou por 10 universidades brasileiras. Ela trará para a Unochapecó palestras gratuitas sobre inovações e carreiras de Tecnologia da Informação. Além disso, será realizado uma capacitação na plataforma de desenvolvimento de aplicativos para smartphones e tablets da Apple. O curso presencial oferece 58 vagas. Para participar o aluno deve ser aprovado no curso de Educação a Distância (EAD). O objetivo é qualificar estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, técnicos e egressos de Tecnologia e informação, além de integrar a participação de outras áreas.
Segundo um dos organizadores, Lissandro Machado Hoffmeister, a Universidade foi a escolhida pela IBM devido ao histórico de projetos de caráter inovador da instituição. "A Unochapecó sempre tem esse olhar tecnológico e acabou encaixando com o projeto que a IBM vem buscando. No Estado de Santa Catarina a única instituição de ensino superior que foi contemplada por esse projeto foi a Unochapecó.'', explica.
O Hackatruck foi criado pela IBM Brasil, Flex, Instituto de Pesquisas Eldorado e a Apple. O representante da IBM Brasil, Luis Flavio da Silva explica que durante o curso os estudantes serão capacitados para criarem aplicativos a partir das demandas regionais. "A ideia é ajudar o desenvolvimento da sociedade em volta da Unochapecó, os alunos fazem parte da comunidade, conhecem os problemas e o que pode ser mudado através da tecnologia", comenta. O projeto também tem apoio da Associação Pólo Tecnológico do Oeste Catarinense, o DEATEC.
Inscrições
As inscrições para participar do curso EAD, primeira etapa do projeto, abrem na segunda-feira (20/06) pelo sitedo Hackatruck. A partir do curso EAD, serão selecionadas duas turmas de 29 alunos para o curso presencial. As atividades presenciais de Swift serão realizadas entres os dias 12/09 à 30/09 quando a carreta estiver na Unochapecó.