Parceria aproxima empresários e estudantes da área de TI.
A Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) e o Instituto Federal de Santa...
A Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) firmaram uma parceria para promover a aproximação entre empresários do setor de Tecnologia da Informação e os estudantes do curso técnico, integrado com Ensino Médio, em Informática, com ênfase no desenvolvimento de sistemas.
De um lado, a Deatec mapeia as empresas com necessidade e disponibilidade para receber estagiários, enquanto o IFSC prepara esses estudantes para ingressarem nas empresas. O curso é oferecido semestralmente pela instituição de ensino, com carga horária de 400 horas. Os estudantes o frequentam no contra turno escolar.
Para a responsável pela atividade, professora Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer, os alunos tem a possibilidade de conhecer, na prática, o ambiente de trabalho empresarial e desempenhar atividades aprendidas em sala de aula.
De acordo com o presidente da Deatec, Cesar Bortolini, somada às ações já realizadas com outras instituições de ensino superior de Chapecó, a parceria com o IFSC vem para ampliar as possibilidades de encontrar mão de obra qualificada para atuar nas empresas vinculadas à Deatec. “Apesar de haver investimentos e iniciativas para qualificar a mão de obra, o setor de tecnologia ainda é carente de profissionais aptos para ingressar no mercado. Por isso, a Deatec apoia e avalia positivamente o estímulo para que estudantes queiram atuar em um dos setores que mais cresce na economia do oeste catarinense”, disse.
O empresário do setor e diretor da Deatec, Francis Marcel Post, avalia positivamente o trabalho desenvolvido pelo IFSC. “Oportunizar vagas de estágio para estes jovens significa abrir portas para o mercado de trabalho para que já tenham contato com o mundo corporativo adquirindo experiência que será importante para seus currículos no futuro”, destaca.