Para sucesso nos negócios, marketing e vendas devem andar juntos
A Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) realizou, nesta semana, em...
A Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) realizou, nesta semana, em Chapecó, seminário sobre “Marketing e Vendas para Empresas de Tecnologia e Inovação”. Três especialistas da área discorreram sobre a influência da internet no processo de compra e as estratégias ideais para fazer um planejamento de marketing e sobre como as empresas de tecnologia podem transformar conteúdo em uma ferramenta de negócios.
Aproximadamente 50 profissionais ligados ao setor de Tecnologia de Informação participaram do evento, resultado de uma demanda que vem crescendo muito nos últimos anos. “Estar ciente da importância da prática correta nas ações de marketing e vendas é essencial para a ascensão e perpetuação dos negócios do ramo de TI. Estes processos são cruciais aos empreendimentos e prospecção de novos clientes. Estratégias de marketing bem fundamentadas geram resultados surpreendentes, por isso, precisamos nos apropriar mais do assunto. Neste sentido, a Deatec estreita os caminhos para facilitar a compreensão sobre o tema por meio deste Seminário”, explica o presidente da entidade, César Bortolini.
O primeiro tema, “O marketing mudou! Sua empresa está pronta”, abordou porque é tão importante ser relevante na web e como isso impacta o processo de compra. O assunto foi apresentado pelo especialista Thiago Gabri, gestor de Novos Negócios para empresas de Software & Cloud da Resultados Digitais, empresa líder em automação de marketing digital no país.O palestrante alerta que, em épocas de crise, as empresas tendem a cometer o equívoco de cortar primeiramente ações que envolvem o marketing, quando deveriam investir.
Gabri explica que com o advento da internet, o processo de marketing e vendas se unificou completamente e, portanto, suas ações deixaram de ter valor secundário e, juntos, passaram a ser essenciais para se alcançar o sucesso dos negócios. Ele lembra, também, que os investimentos e estratégias utilizados para marcas já consolidadas e famosas não devem ser utilizados da mesma forma por empresas menores, pois dificilmente as mesmas condições se aplicam a elas. “O marketing digital tem como ferramenta indispensável a necessidade de conhecimento do perfil dos potenciais clientes. Com isso, também se torna imprescindível produzir conteúdo de qualidade, para que isso atraia visitantes e, por fim, possa-se fazer um monitoramento das redes sociais da empresa, as quais costumam ser o principal canal de relacionamento com o cliente”.
A segunda palestra tratou sobre “Como implantar uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso”, com o jornalista Rodrigo Lóssio, diretor da Dialetto - empresa referência em inbound marketing para empresas de tecnologia. Neste momento, foi apresentado como implantar uma estratégia bem sucedida de conteúdo, do planejamento à produção, passando pelos estágios de interação com os clientes e a geração de negócios. Um dos pontos ressaltados pelo palestrante foi de que a rede social sempre será um meio, nunca um fim.
Segundo Lóssio, uma estratégia de sucesso envolve quatro fases: o planejamento, a produção de conteúdo, a operação e a promoção. Na fase do planejamento é preciso que o profissional responsável identifique questões primordiais para direcionar boas estratégias. Isso envolve identificar as pessoas que deverão se atingidas pelo conteúdo produzido, as palavras-chaves que remetem à empresa, a jornada de compra, a análise dos meios de relacionamento que a empresa já mantém com o cliente, uma auditoria do legado e um planejamento editorial para a produção do conteúdo. A segunda fase envolve a delimitação da forma que o conteúdo será produzido, o que pode ser feito de várias formas (posts, ebooks, whitepapers, infográficos, planilhas, roteiros, etc) e, contudo não pode ser aleatório. “Conteúdos devem ter qualidade e densidade com teor relevante e de acordo com as diretrizes que a empresa possui”, afirma. A terceira fase, de operação, envolve o processo de edição do blog, landing pages e e-mail marketing, além do acompanhamento e mensuração dos indicadores a partir de análises de resultados, pontos de conversão, de ação e melhorias constantes. Por fim, a quarta fase é a de promoção, resultado que converge nas mídias pagas, redes sociais, assessoria e forma de relacionamentos que a empresa pretende manter.
A terceira e última palestra do seminário abordou o tema “Por que as empresas falham ou não conseguem realizar um projeto de marketing para vendas?”. O assunto foi debatido pelo consultor Luiz Fernando Marca, que atua há 10 anos no desenvolvimento de estratégias de mercado para empresas de serviços e de tecnologia e mostrou quais são os obstáculos que impedem as empresas de vender mais e por onde começar a implantar uma estratégia realmente eficaz.
Marca explicou que as formas de comunicação têm mudado muito e, basicamente, são seis desafios que atrapalham as empresas na concretização de estratégias de sucesso. São eles: A empresa não tem cultura de marketing ou teve experiências ruins relacionadas a ele, no passado; não sabem se devem investir em uma equipe própria ou terceirizar o serviço; não definem uma pessoa para coordenar as ações; não correlacionam marketing e vendas; têm pouco conhecimento sobre o perfil dos clientes e recursos limitados.
“Estratégia é fazer escolhas com clareza dos objetivos. É principalmente ter consciência, e não começar um projeto se não tiver recursos suficientes para concluí-lo. Quanto mais consciente pela escolha, maior é a chance de sucesso”, defende. Para fazer a teoria acontecer, Marca afirma que é preciso ter uma pessoa pronta para ser o ponto de convergência do processo. “Esta pessoa deve ter responsabilidade, foco, tempo disponível, transitar entra todas as áreas da empresa e, principalmente, ter clareza do negócio. O elemento humano é fundamental para que o negócio dê certo, mas isso só é possível se houver dedicação”, finaliza.