Palestra sobre criação de ambientes inovadores reúne profissionais, estudantes e empreendedores em Chapecó
A criação de ambientes criativos foi além de ser apenas o tema do evento. O próprio formato...
A criação de ambientes criativos foi além de ser apenas o tema do evento. O próprio formato demonstrou ousadia dos organizadores em propor uma palestra transmitida por vídeo conferência, direto da Califórnia (EUA) para um público de 250 pessoas que estiveram reunidas no pavilhão 3 do Parque da Efapi. O representante do Google Pedro Cintra falou sobre as experiências da empresa e as ações necessárias para criar um ambiente de inovação. O Deatec Innovattion Day integrou a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Sebrae em parceria com diversas entidades.
Cintra apresentou a fase de criação da Google que foi empresa que nasceu pequena em uma “garagem”, tipo de espaço que vem se consolidando por abrigar novos empreendimentos com perfil inovador. Lembrou de grandes inovações que impactaram a história da humanidade como a estrada de ferro e o telex, e que geraram conflitos e quebras de paradigmas para a época, assim como inovações que surgem hoje provocam a mesma coisa, a exemplo do aplicativo Uber que vem conflitando com o modelo de transporte via táxi. “O necessário aqui é entender a quem a inovação vai beneficiar. O interesse deve ser do consumidor e não de determinada classe ou grupo”, comentou ao fazer referência à necessidade de “inovar ou morrer”.
O representante da Google observou que inovação não se faz por decreto, ela deve evoluir organicamente. Disse que o foco deve estar na necessidade e na liberdade do usuário, investir em conhecimento técnico e ter atenção ao conhecimento das massas, dando liberdade para a criação de um ambiente de inovação.
Como características de um ambiente criativo, Cintra citou a garagem da Google onde tudo está sobre rodas, se pode escrever nas paredes e as tomadas vêm do teto. “Lá se pode fazer tudo que desenvolva a criatividade”, comentou.
Por fim, disse que é necessário melhorar, em 10 vezes, todas as coisas que se faz, e que a tecnologia deve ser usada para melhorar a vida das pessoas.
Workshops
A programação do Deatec Innovattion Day contou com a realização de dois workshops: “Como transformar sua ideia em negócio”, do qual participaram potenciais empreendedores, startups e empresários; e “Investimento Anjo” do qual participaram empresários e investidores.
Avaliação
De acordo com o presidente da Deatec, Cesar Bortolini, a entidade, como representante das empresas de base tecnológica, tem a missão de promover eventos para atender seus associados e a comunidade em geral. “O Deatec Innovation Day proporciou às empresas e a todos os participantes um momento de reflexão quanto a forma que podemos tornar nosso eco sistema inovador e a palestra do Pedro Cintra foi de fundamental importância para entender como isso foi aplicado em um dos locais considerados mais inovadores do mundo. O evento foi sucesso e de extrema importância para todo o projeto de futuro que esperamos para nossa região”, avaliou Bortolini.
O evento contou com apoio da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC); Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC); MH Net; e Startup weekend Chapecó.
Fonte: Assessoria MB
Fotos: Assessoria MB