O processo de vendas é tema de curso promovido pela Deatec
O processo de comercialização, desde o planejamento até a pós venda, e vendas no ambiente...
O processo de comercialização, desde o planejamento até a pós venda, e vendas no
ambiente digital foram abordados no curso “O caminho das vendas”, promovido pela Associação
Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), na última quinta-feira (16). O objetivo do curso
foi abordar o ciclo de uma venda e como fazer para que seja possível chegar a uma negociação
bem feita, com resultados positivos para a empresa e também gerando satisfação ao cliente.
Conforme o facilitador, Vanderlei César Feldmann, a venda possui oito passos:
preparação e planejamento, prospecção, abordagem, levantamento das necessidades, proposta,
negociação, fechamento e pós venda. Segundo ele, as empresas estão vivendo um momento
diferente devido à situação econômica do País. “As organizações estavam acostumadas com um
cenário favorável. No momento atual, há necessidade de buscar clientes e muitas empresas não
estavam preparadas para isso. Porém, é um momento de oportunidades”, explanou.
O treinamento abordou ainda cada passo da venda e qual sua importância e influência
sobre a qualidade desta ação, além de técnicas e ferramentas que auxiliarão no desenvolvimento
do processo de vendas da empresa e do vendedor. Outro tema foi sobre comunicação. A diretora
da EV Comunicação, Elizamara Nilson Staatzmann, falou sobre marketing digital, relatando
estratégias e soluções para posicionar no ambiente online e obter melhores resultados.
Buscar conhecimento e aprimoramento na área foi objetivo do Jonas Cesar Scatolin, do
setor comercial da MultiSoftware e do Commerce Sistemas. “É uma oportunidade para a
profissionalização na área de vendas, buscando a melhoria da conduta diária. O aprendizado vai
contribuir muito porque estou iniciando nesta área”, frisa.
A demanda para o curso foi identificada a partir de coleta de dados com os associados da
Deatec. “Esse é o segundo curso de vendas oferecido pela Associação, o primeiro foi sobre
atendimento em vendas. Os facilitadores são profissionais com experiência que trazem dicas e
sugestões que facilitam no dia a dia da equipe comercial”, comenta o Gerente Executivo da
Associação, Rafael Miotto.