Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Mini palestras abordam inovação na CRIE 2016

A Conferência Regional de Inovação e Empreendedorismo (CRIE 2016) reuniu público expressivo...

Notícia
20/10/2016 17:22
Deatec, deatec@deatec.org.br

A Conferência Regional de Inovação e Empreendedorismo (CRIE 2016) reuniu público expressivo nesta quinta-feira (19), durante as mini palestras que focaram nos temas ciência, inovação e empreendedorismo. Organizado pelo Centro de Gestão e Empreendedorismo da Unoesc Chapecó, o evento segue até este sábado (22), na sede da universidade. São apoiadores o Sebrae/SC, Fiesc/Senai e Sesi, Badesc, Auto Viação Chapecó, Acic Chapecó, Sesc, Santander, CDL Chaepcó, Deatec, Sicom, RBS, Atlântida e DC.

Entre as palestrantes esteve Luciana Oda, do Sebrae/SC. Com a abordagem do tema “Apoio para quem quer inovar”, ela apresentou os serviços da entidade desenvolvidos com este foco. Destacou os editais de inovação que visam apoiar as empresas que desenvolvem produtos ou serviços inovadores e o Sebraetec – iniciativa que promove o acesso de pequenos negócios a soluções em sete áreas de conhecimento da inovação: design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e serviços digitais.

Segundo Luciana, a inovação faz parte de um projeto que tem por finalidade apoiar ações que incentivam as empresas a inovarem. “Todos os programas disponibilizados pelo Sebrae/SC para estimular a inovação têm subsídio, ou seja, o Sebrae banca a implantação dos projetos com um percentual, justamente para que as empresas possam inovar em produto, processo e serviço”.

A programação também incluiu palestras sobre “O papel da associação de classe na inovação”, com o presidente da DEATEC, Cesar Antonio Bortolini; “A experiência de inovar” com Wilian Suzin, da Lembox Local Souvenirs; “Como a universidade estimula a inovação” com Fernando Fantoni Bencke, do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc; “Crédito para inovação” com Anderson Luiz Pacheco de Souza, do Badesc; “Qual a visão dos investidores e porque investem em projetos inovadores”, com Luciane Fornari, da Fornari Indústria; e “Acesso a recursos públicos para a execução de atividades de pesquisa e inovação”, com Cesar Zucco, da Fapesc.

A coordenadora da CRIE, professora Inocencia Boita Dalbosco, destacou que a iniciativa surgiu no ano passado com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a inovação por meio da disseminação de conhecimentos. “Nesse projeto temos 11 eventos que abrangem toda a tríplice hélice da inovação, destinado aos estudantes do ensino médio, da graduação e empresários. O desenvolvimento regional é nosso principal objetivo”.

O evento reúne estudantes do ensino médio, universitários, professores, organizações inovadoras, incubadoras e pré-incubadoras, empresários, investidores, e público em geral interessado no assunto.