Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Investimentos em inovação tornarão Chapecó um polo tecnológico

“Good cases de empresas que investem em pesquisa, desenvolvimento de novas tecnologias e...

Notícia
25/10/2013 00:00
Deatec, deatec@deatec.org.br

“Good cases de empresas que investem em pesquisa, desenvolvimento de novas tecnologias e inovação” estiveram entre as apresentações do 1º Seminário Regional de Tecnologia e Inovação, promovido, nesta semana, pela Associação Polo Tecnológico do Oeste (Deatec), em parceria com o Sebrae, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). O evento integra a programação da Semana da Ciência e Tecnologia Sebrae, que prossegue até esta sexta-feira (25) em Chapecó.

O talkshow apresentou iniciativas inovadoras, visando incentivar o fortalecimento da área de tecnologia da informação na cidade polo do oeste, que também é considerada uma das cem melhores unidades da federação para investimentos no país, foi mediado pelo vice-presidente da DEATEC e coordenador do Seminário, Marcio Fortes.

Um dos exemplos bem-sucedidos foi apresentado pelo empresário Rui Gonçalves, da AltoQi - empreendimento de tecnologia aplicada à engenharia. Líder nacional em software para projetos prediais, a empresa é a única do ramo no país que desenvolve, comercializa, presta suporte e oferece treinamento aos seus clientes da linha completa de sistemas para projetos de edificações.

Reconhecida pela qualidade técnica de seus produtos, confiabilidade nos resultados e inovação tecnológica, AltoQI respeita, compartilha e desenvolve as ideias com os clientes. Seu objetivo é trabalhar para gerar resultado a toda sociedade da construção civil de forma sustentável.

Durante o debate, Gonçalves destacou a importância de investir em inovação para o desenvolvimento das empresas, além de reforçar que o associativismo é uma das melhores alternativas para a implementação de estratégias inovadoras. “Nossa empresa teve grandes saltos a partir do momento em que investimos forte em inovação. Existem possibilidades diferenciadas, mas é necessário arriscar. Observo que o associativismo fará a diferença em Chapecó e região”.

Outra iniciativa inovadora foi apresentada por Leonardo Biazi, da Optoi Microeletronic. Trata-se da instalação em Chapecó de um empreendimento inédito para o Brasil: a primeira fábrica de encapsulamento eletrônico de sensores e microssistemas da América do Sul, capaz de atender os mais vastos setores tecnológicos.

O investimento resulta de uma parceria entre a empresa italiana Optoi Microelectronics, a Unochapecó, Prefeitura Municipal, ACIC, FAPESC, Nord e outros empresários que, no ano passado, estiveram em uma missão na Itália visando discutir a implantação do empreendimento em Chapecó. No mês de julho deste ano, representantes italianos estiveram no município para efetivação do negócio.

Durante explanação, Biazi apresentou alguns produtos que estão sendo pesquisados e testados na Optoi Microelectronics como uma estratégia de inovação mundial. “São pesquisas de ponta que envolvem descobertas do campo científico realizadas há menos de um ano e que trarão impactos na qualidade de vida da população mundial”, completou um dos principais motivadores para concretização da parceria, o empresários Nelson Eiji Akimoto.

Akimoto assinalou, ainda, a importância do associativismo para a conquista de um investimento desta natureza em Chapecó. “Precisamos mostrar que essa cultura de inovação é possível e que precisa de união. Afinal, são nossas forças que farão o oeste catarinense despontar e conquistar a posição de um dos  melhores polos tecnológicos do país”.

        O evento foi promovido pela Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), em parceria com o Sebrae; Unoesc Chapecó, Universidade da Fronteira Sul e Unochapeco. O seminário integra as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que prosseguem até sexta-feira em Chapecó, com ações do Sebrae.  A iniciativa conta com patrocínio do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (SICOM) e do Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC). São apoiadores do evento, os governos Federal, Estadual e Municipal e a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).

Vice-presidente da DEATEC, Marcio Fortes, media o talkshow entre os empresários Nelson Eiji Akimoto, Leandro Biazi e Rui Gonçalves