Geração Tec - Deatec retoma mapeamento de vagas do setor de TI para 2014
Para identificar o número de profissionais necessários no setor de Tecnologia da Informação...

Para identificar o número de profissionais necessários no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), bem como as qualificações para cada região catarinense, o Programa GeraçãoTEC iniciou no mês de janeiro, o mapeamento das vagas para 2014. Na região oeste, o levantamento das informações está a cargo da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec). "Com a participação efetiva dos empregadores da área de TI, conseguiremos apontar quais são os profissionais que estão faltando em nossa região e receber como contrapartida, cursos de capacitações para suprir esta demanda por meio do Geração Tec”, explica o presidente da entidade, Ernani Zottis.
O líder empresarial lembra que no ano passado o mapeamento apontou a existência de 250 vagas na região, das quais muitas foram preenchidas com alunos do Geração Tec.
Devem participar do levantamento as empresas de base tecnológica e aquelas que têm um setor de TI estruturado, independente de ser ou não associadas à DEATEC.
Para participar da pesquisa basta acessar o site www.geracaotec.sc.gov.br na aba Mapeamento/ Mapeamento 2014. “É importante que a empresa indique quantas vagas em aberto possui e em qual área/atividade, pois o resultado desta fase preliminar irá nortear as ofertas de cursos de capacitação do Programa Geração TEC para o primeiro semestre de 2014.
A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC), Instituto Internacional de Inovação (i3), Associação de Empresas de Tecnologia de Santa Catarina (ACATE) e Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (DEATEC), que pelo terceiro ano coordenará as atividades em Chapecó.
Mapeamento ampliado em SC
Neste ano, 20 cidades serão mapeadas inicialmente, número que poderá ser expandido ao longo de 2014. Empresas de Balneário Camboriú, Brusque, Blumenau, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Palhoça, Rio do Sul, São Bento do Sul, São José, Tubarão e Videira responderão ao questionário, que inclui dados de empregabilidade e demandas necessárias.
Este mapeamento ajudará na formatação dos cursos, número de turmas, horário das aulas, carga horária e ementa das próximas turmas do Geração TEC.
Foram 3.632 certificações entregues desde o lançamento do programa, em 2011. São oferecidas capacitações gratuitas para jovens acima de 17 anos, com ensino médio completo, ou que estejam cursando o último ano.