Empresários da DEATEC conhecem alternativas de certificação
Empresários do setor de tecnologia da informação participaram, nesta semana, na sede da...
Empresários do setor de tecnologia da informação participaram, nesta semana, na sede da coordenadoria regional oeste do Sebrae/SC em Chapecó, de uma palestra para conhecer as alternativas de certificação destinadas ao segmento. O evento foi organizado pelo Sebrae/SC e pela Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (DEATEC).
A apresentação denominada “As possibilidades de certificação para empresas de software” foi conduzida pela consultora do Sebraetec, Ana Marcia Debiasi Duarte. “A iniciativa partiu dos próprios empresários associados à Deatec que estão investindo em melhorias constantes. Aliado a isso, o Sebrae/SC incentiva e oferece soluções para que as empresas busquem a certificação, visando que padronizem seus produtos e serviços e, dessa forma, conquistem o nível mundial de qualidade”, salientou Ana.
Entre os modelos de certificação abordados estiveram o CMMI (Capability Maturity Model Integration), que possui um enfoque voltado à capacidade de maturidade de processos de software e o Programa MPS.BR ou Melhoria de Processos do Software Brasileiro direcionado à realidade do mercado de pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software do país, com base nas normas ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504 e compatível com o CMMI.
Outras possibilidades apresentadas foram a ISO 29110 - norma que visa aumentar a qualidade de produção do setor de desenvolvimento de softwares de uma empresa e a CERTICS – certificação criada com o intuito de potencializar a capacidade de transformação do mercado brasileiro de TI.
A analista técnica do Sebrae/SC, Carolini Scheffer Demerteco, destacou que a palestra foi fundamental para que os empresários pudessem conhecer os modelos de certificação, esclarecer os diferenciais de cada um e, com isso, avaliar a norma adequada a cada empreendimento.
Segundo o presidente da Deatec, Ernani Zottis, fomentar a busca pela excelência nas empresas de TI é um dos objetivos da DEATEC. “Afinal, o setor vem apresentando um crescimento significativo nos últimos anos, o que justifica a importância de certificar nossos produtos e, com isso, garantir a qualidade de processos, produtos, e serviços, além de contribuir significativamente para o monitoramento de resultados e viabilizar novos negócios.
Enio e Carolini (Sebrae), Ana Marcia (Consultora) e Francis Post (Diretor Deatec)