Em Brasília, Deatec busca apoio para o setor de Tecnologia da região oeste
Os diretores da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), Marcio Fortes,...
Os diretores da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), Marcio Fortes, Francis Marcel Post, Artelides Bordignon e Cesar Bortelini e o representante do Núcleo das Empresas de Tecnologia da informação e comunicação da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Renato Pozzer, cumpriram um roteiro de visitas institucionais, na capital federal, para apresentar às lideranças políticas as demandas do setor de tecnologia da informação e comunicação do oeste catarinense.
A missão teve como objetivo divulgar o I Seminário Regional de Tecnologia e Inovação que ocorrerá em Chapecó no dia 23 de outubro e pleitear apoio para o projeto do Parque Tecnológico Empresarial Chapecó. Foram visitados o Sebrae Nacional, a Agência Brasileira de Promoções de Exportação e Investimentos (APEX); o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, o Ministério de Relações Institucionais, o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília, e gabinetes de deputados federais catarinenses.
De acordo com o diretor da Deatec, Francis Marcel Post, os contatos feitos no Distrito Federal foram muito positivos. “As visitas provocaram uma reação de surpresa por onde passamos. A maioria das pessoas desconhece a organização do setor e a qualidade dos softwares que são produzidos pelas empresas associadas à Deatec. Conseguimos divulgar a associação. Temos certeza que estes contatos chamaram a atenção de importantes lideranças e deveremos colher resultados em breve”, assegura Post.
O vice-presidente da entidade, Marcio Fortes, ratificou a importância de dar visibilidade à tecnologia desenvolvida no oeste catarinense. “infelizmente, o setor de tecnologia estava sendo reconhecido apenas nas regiões litorâneas. O governo federal também precisa saber que existem empresas que desenvolvem tecnologia de ponta no interior catarinense. Esta visita serviu para comprovar que o oeste catarinense começa a ser visto como polo tecnológico”, afirmou.
O roteiro de visitas contou com a participação do vereador Cleiton Fossa, de Claudio Vignatti, e do assessor do Deputado Federal Pedro Uczai, Antonio Marco Silveira Duarte.
Fórum Parlamentar Catarinense
Em Chapecó, a diretoria da Deatec entregou um documento com reivindicações do setor de tecnologia ao Fórum Parlamentar Catarinense que realizou audiência pública no Centro de Cultura e Eventos na última sexta-feira. O principal objetivo do documento é o pleito de recursos para a construção de estruturas de uso comum do Parque Tecnológico Empresarial Chapecó.
Ao se pronunciar, o vice-presidente Marcio Fortes, citou exemplos de economias municipais que passaram por transformações da matriz econômica a partir de investimentos no setor de tecnologia da informação e comunicação.
Empresários Chapecoenses em visita à ApexBrasil
Empresários Chapecoenses em visita ao Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação
Empresários Chapecoenses entregam Carta de Intenções ao Deputado Federal Marco Tebaldi no Fórum Parlamentar Catarinense