Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Em Brasília, Deatec busca apoio para o setor de Tecnologia da região oeste

Os diretores da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), Marcio Fortes,...

Notícia
09/10/2013 00:00
Deatec, deatec@deatec.org.br

Os diretores da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), Marcio Fortes, Francis Marcel Post, Artelides Bordignon e Cesar Bortelini e o representante do Núcleo das Empresas de Tecnologia da informação e comunicação da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Renato Pozzer, cumpriram um roteiro de visitas institucionais, na capital federal, para apresentar às lideranças políticas as demandas do setor de tecnologia da informação e comunicação do oeste catarinense.

A missão teve como objetivo divulgar o I Seminário Regional de Tecnologia e Inovação que ocorrerá em Chapecó no dia 23 de outubro e pleitear apoio para o projeto do Parque Tecnológico Empresarial Chapecó. Foram visitados o Sebrae Nacional, a Agência Brasileira de Promoções de Exportação e Investimentos (APEX); o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, o Ministério de Relações Institucionais, o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília, e gabinetes de deputados federais catarinenses.

De acordo com o diretor da Deatec, Francis Marcel Post, os contatos feitos no Distrito Federal foram muito positivos. “As visitas provocaram uma reação de surpresa por onde passamos. A maioria das pessoas desconhece a organização do setor e a qualidade dos softwares que são produzidos pelas empresas associadas à Deatec. Conseguimos divulgar a associação. Temos certeza que estes contatos chamaram a atenção de importantes lideranças e deveremos colher resultados em breve”, assegura Post.

O vice-presidente da entidade, Marcio Fortes, ratificou a importância de dar visibilidade à tecnologia desenvolvida no oeste catarinense. “infelizmente, o setor de tecnologia estava sendo reconhecido apenas nas regiões litorâneas. O governo federal também precisa saber que existem empresas que desenvolvem tecnologia de ponta no interior catarinense. Esta visita serviu para comprovar que o oeste catarinense começa a ser visto como polo tecnológico”, afirmou.

O roteiro de visitas contou com a participação do vereador Cleiton Fossa, de Claudio Vignatti, e do assessor do Deputado Federal Pedro Uczai, Antonio Marco Silveira Duarte.

Fórum Parlamentar Catarinense

Em Chapecó, a diretoria da Deatec entregou um documento com reivindicações do setor de tecnologia ao Fórum Parlamentar Catarinense que realizou audiência pública no Centro de Cultura e Eventos na última sexta-feira. O principal objetivo do documento é o pleito de recursos para a construção de estruturas de uso comum do Parque Tecnológico Empresarial Chapecó.

Ao se pronunciar, o vice-presidente Marcio Fortes, citou exemplos de economias municipais que passaram por transformações da matriz econômica a partir de investimentos no setor de tecnologia da informação e comunicação.

Empresários Chapecoenses em visita à ApexBrasil

Empresários Chapecoenses em visita ao Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação

Empresários Chapecoenses em visita ao Ministério de Relações Institucionais

Empresários Chapecoenses em visita à Câmara dos Deputados

Empresários Chapecoenses entregam Carta de Intenções ao Deputado Federal Marco Tebaldi no Fórum Parlamentar Catarinense