Diretoria do DEATEC realizou reunião sobre o projeto do PARQUE TECNOLÓGICO
Aconteceu na manhã do dia 25 de março, na residência de software...
25/03/2011 00:00
Deatec, deatec@deatec.org.br
Aconteceu na manhã do dia 25 de março, na residência de software da UNOCHAPECÓ, uma reunião para tratar de possíveis parcerias com a fundação CERTI para avançarmos no assunto PARQUE TECNOLÓGICO.
Nesta reunião estavam presentes o Dr. Carlos Bizzotto – da Fundação CERTI, Francis Post e Márcio Fortes – respectivamente presidente e vice-presidente do DEATEC gestão 2011, Ernani Zottis e Bruno Guedes – membros da diretoria do DEATEC, e o Prof. José Alexandre de Toni – Diretor da Área de Ciências Exatas e Ambientais da UNOCHAPECÓ.
O assunto principal foi sobre o interesse do DEATEC em realizar projeto para inclusão dos anseios dos associados junto ao PARQUE TECNOLÓGICO que vem sendo conduzido em conjunto com a UNOCHAPECÓ, PREFEITURA MUNICIPAL e GOVERNO DO ESTADO DE SC.
Dr. Bizzotto colocou à disposição a fundação CERTI para auxiliar no processo. Todos os presentes chegaram mais uma vez ao consenso de que sem um esforço conjunto e a participação da classe empresarial, este grande projeto não sairá do papel. Isso é extremamente negativo, pois sem a concretização do parque os recursos disponíveis para a área de tecnologia irão permanecer sempre concentrados no eixo Florianópolis, Blumenau e Joinville – que já possuem experiência e vários parques já implantados, como o Sapiens Park, o Celta, e tantos outros.
“Muitos projetos são vetados ou demoram muito para serem avaliados, por isso é muito importante uma pressão política da classe interessada” explica Dr. Bizzotto.
A diretoria do DEATEC explanou sobre o receio de que o projeto seja conduzido com ênfase excessiva nas questões científicas, deixando em segundo plano as questões empresariais. Isso diminuiria a eficácia da aplicação das tecnologias desenvolvidas, uma vez que as pesquisas científicas necessitam que empresas tirem-nas do papel e do protótipo, e levem-nas para servir a sociedade.
Como primeiro passo ficou acordado que a Diretoria do DEATEC se reunirá com a Reitoria da UNOCHAPECÓ para tratar da participação da associação no projeto em andamento além de verificar no que se pode auxiliar para que este avance com mais agilidade.
“A participação dos empresários da área trará conhecimento do mercado para o projeto. Isso vai ser fator determinante para o sucesso.” Comentou o Prof. José Alexandre de Toni.
Francis Marcel Post destaca: "É importantíssima a união de forças para que consigamos realizar mais este sonho coletivo, que é a construção de um Parque Tecnológico em Chapecó que trará enormes benefícios não só para nossa cidade mas também para toda uma região."