Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Diretoria DEATEC Visita Presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó

   O Imposto Sobre Serviço (ISS) recolhido em Chapecó, pelas empresas de...

Notícia
20/02/2013 00:00
Deatec, deatec@deatec.org.br
   O Imposto Sobre Serviço (ISS) recolhido em Chapecó, pelas empresas de tecnologia, é um dos mais altos do Estado. A afirmação foi feita pelo presidente da Associação Polo Tecnológico do Oeste de Santa Catarina (DEATEC), Ernani Zottis. Durante a visita dos membros da diretoria executiva da entidade ao presidente do poder legislativo de Chapecó, Marcio Ernani Sander. Na ocasião, os empresários do setor de tecnologia entregaram ao presidente da Câmara, uma cópia do projeto de Lei que dispõe sobre sistemas, mecanismos e incentivos às atividades de tecnologia e inovação visando o desenvolvimento sustentável do município de Chapecó.

   Durante a visita, Zottis argumentou que a efetivação do Condomínio Tecnológico, a criação de um fundo de incentivo ao setor e a redução da carga tributária são medidas urgentes para manter em Chapecó, as empresas do setor de tecnologia. “Em outros municípios, inclusive de Santa Catarina, as empresas de TI pagam uma carga tributária muito menor do que aqui. A média fica em torno de 2% de ISS (Imposto Sobre Serviço), enquanto nós pagamos 5%. Isso torna a concorrência desleal e nos impede de aplicar esse valor em inovação”, argumenta.

   Entre outros aspectos, o projeto de lei prevê a efetivação do Condomínio Tecnológico, há muito tempo pleiteado pela Deatec e por outras associações empresarias do município, com objetivo de desenvolver uma nova matriz para o desenvolvimento econômico, com base na tecnologia e na inovação. Zottis explica que o condomínio será um ambiente que congregará empresas de base tecnológica, organizações empresariais e científicas, estruturadas de maneira planejada, para promover a cultura e a prática da inovação, a troca de conhecimento, proporcionar o desenvolvimento de novas tecnologias e a geração de riquezas por meio da criação e fortalecimento de empresas inovadoras.

   Durante a visita, e mesmo em ocasiões anteriores, o presidente do poder legislativo se comprometeu em avançar no apoio aos pleitos do setor de tecnologia e disse que a proposta apresentada pelos empresários será lida em plenária para levar o assunto ao conhecimento de todos os vereadores. “A Casa está aberta para que a DEATEC apresente suas necessidades e propostas para o desenvolvimento do município”, afirmou Sander.

   Participaram da visita os membros da diretoria executiva da Deatec Ernani Zottis, Marcio Fortes, Francis Marcel Post, Bruno Moreira Guedes, Artelides Bordignon e Cesar Bortolini, além do gerente executivo da entidade, Gean Centenaro.