Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

DEATEC representou empresários na IV Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

   No dia 21 de agosto aconteceu na Unochapecó a IV Conferência Estadual de...

Notícia
21/08/2012 00:00
Deatec, deatec@deatec.org.br
   No dia 21 de agosto aconteceu na Unochapecó a IV Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação realizada Realizada pela Fapesc e organizada pelo Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica da Unochapecó (Nitt), o mesmo encontro ocorre em várias regiões do Estado sempre capitaneadas pela Fapesc.
   A conferência tem como objetivo principal definir as prioridades de atuação e investimento do Estado no apoio às pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, realizadas por pesquisadores, instituições e empresas instaladas em Santa Catarina. O tema central das discussões foi “Desafios da inovação em Santa Catarina: a prática na universidade, empresa e sociedade”.
   O evento contou com 110 pessoas, entre professores, pesquisadores e empresários, representando instituições público privadas nos mais diversos setores de atuação dentre elas: EPAGRI, SDR, UDESC, SEBRAE, UNOCHAPECÓ, UNOESC, UFFS, etc. O DEATEC era a única entidade presente que representava diretamente o setor empresarial.
   Os representantes da FAPESC coordenadores dos trabalhos, Mario Vidor, Randolfo Decker e Nelton Menezes apresentaram o Termo de Referência dos Encontros Regionais e a metodologia de trabalho usada durante a conferência: dividir o público presente para debater cada uma das temáticas e depois de apresentadas a todos gerar um documento que será reunido com o resultado de todas as conferências do estado que se transformará em um documento único.
   Foram abortadas três temáticas de trabalho: 
- Inovação na gestão pública: proposta de atuação dos agentes públicos no sistema catarinense de inovação, avaliação de resultados, prioridades e continuidade; 
- Legislação e inovação: legislação, isenções e incentivos para investimentos e gastos com inovação; 
- Pesquisa e inovação: estratégias de aproximação entre centros de pesquisa e empresas, apresentando as linhas de atuação, para o apoio à pesquisa e inovação na academia, para o empreendedorismo sustentável e a iniciação científica na educação básica.
   Francis Marcel Post, presidente do DEATEC que participou do grupo Pesquisa e Inovação destaca: "Estar presente neste evento foi de suma importância pois conseguimos colocar nossas ideias com representantes nos três grandes grupos imprimindo um ritmo característico do empresário com objetividade e embasamento".
   Representaram o DEATEC além do presidente Francis Post, o Diretor Bruno Moreira Guedes e o Gerente Executivo Gean Centenaro.
   "Incentivar cada vez mais a parceria entre universidades e empresas com a liberação de recursos para pesquisa e desenvolvimento foi uma das principais bandeiras defendidas no encontro" comentou Bruno Moreira Guedes que participou do grupo de Legislação e Inovação.
   A  última etapa está programada para outubro, em Criciúma, com a participação do governador Raimundo Colombo e do titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen. Deste evento sairá o documento único resultado das discussões de todas as conferências realizadas que será difundida para todas as instituições Catarinenses e encaminhada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
 
 Abertura do Evento - Foto: Unochapecó
 
Público formado por professores, pesquisadores e empresários. - Foto: Unochapecó
 
Apresentação das Temáticas