Deatec Realiza Palestra de Armazenamento e Gerenciamento de Dados em Nuvem
A Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) promoveu, no último dia da...
A Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) promoveu, no último dia da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, em Chapecó, palestra que teve como tema “Computação em Nuvem”. O palestrante convidado para abordar o tema foi o empresário Rafael Bernardes, especialista na área de Tecnologia de Informação (TI) e armazenamento em nuvem. Foram apresentados os princípios básicos para o armazenamento e gerenciamento de dados em nuvem. Isto evidenciou que o processo é uma revolução na forma de armazenamento virtual de informações, cabendo ao profissional de TI se apropriar adequadamente para ter a possibilidade de empreender a partir deste nicho.
A Deatec tem como objetivo reunir empresas do segmento de Base Tecnológica com o intuito de fortalecer o setor, gerando, por consequência, um incremento no trabalho, renda, qualificação e inovação dos serviços prestados por empresas da área de TI. O vice-presidente da Deatec, César Bortollini, afirmou que o setor de TI é muito dinâmico e a associação precisa acompanhar esta dinamicidade promovendo palestras como esta.
“O tema está em ascensão e as empresas ainda não conhecem ou, até mesmo, pensam que é um assunto que ainda não cabe à nossa realidade”, enfatizou. Bortollini ressaltou ainda que, como fomentadora da ciência e tecnologia da computação, a Deatec não poderia ficar de fora da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, por isso, a escolha desta palestra teve como objetivo principal fortalecer o mercado de TI da região.
Bernardes orientou também que, segundo avaliação do Gartner – empresa que pesquisa e avalia serviços de consultoria em TI – através de um gravio que avalia o poder de execução e capacidade de inovação das empresas, os dois principais players de serviços em nuvem são a Microsoft e a Amazon.
A nuvem permite o armazenamento de qualquer aplicativo, site ou programa com a utilização de servidores compartilhados e interligados pela internet. Permite que os dados sejam acessados a qualquer momento, em qualquer lugar do mundo, contanto que a máquina esteja ligada a internet. “Uma vantagem oferecida pela nuvem é a elasticidade de acessos e execução de aplicativos, que podem não ser suportados em servidores comuns mas que, na nuvem, rodam perfeitamente”, exemplificou.
Bernardes instigou os participantes a utilizarem o Microsoft Virtual Academy, site que reúne diversos manuais de utilização sobre os mais diversos produtos ligados à Microsoft e que dispõe, inclusive, de cursos com certificação aos participantes. “São treinamentos gratuitos e acessíveis a todos que tiverem interesse de aprimorar seu conhecimento acerca de diversos programas disponíveis na internet, pela Microsoft”, explicou.
Sobre empreender a partir do uso de nuvens, afirmou que o melhor caminho é convencer o cliente apresentando os benefícios e retornos que esta função de armazenamento oferece, tanto em desempenho quanto financeiramente.
Para o analista de sistemas, Fábio Adriel Beckert, o palestrante apresentou uma das plataformas de armazenamento em nuvem disponíveis no mercado, ressaltando a facilidade do uso da interface administrativa da ferramenta Azure. “Foram repassadas dicas úteis sobre como empreender com o uso de nuvens. Outro aspecto interessante e curioso foi saber que há uma integração com o SUSE Linux e, o que é ótimo e mostra que a Microsoft busca ampliar sua gama de serviços, como com a plataforma Oracle, inclusive”. Beckert ressalta ainda que é preciso ter cautela antes de migrar toda infraestrutura para a nuvem, pois os principais riscos inerentes a esta migração estão relacionados à segurança da informação e a eventuais quedas de links de acesso a internet. Quanto a segurança da informação, é sempre importante procurar soluções onde há contratos e garantias de confidencialidade.
“O conteúdo é atual e muito importante, pois oferece uma alternativa para as empresas, já que ensina recursos de fácil acesso e a um custo barato para quem quer iniciar a transmissão de dados de negócio em nuvem”, afirmou a professora do curso de Sistemas de Engenharia da Computação da Unoesc Chapecó, Ana Márcia Debiasi.
Palestrante Rafael Bernardes
Tema da palestra foi Computação em Nuvem