Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

DEATEC realiza encontro com candidatos a Prefeito de Chapecó

   Nos dias 26 e 27 de setembro de 2012, a diretoria do Polo Tecnológico do Oeste...

Notícia
28/09/2012 00:00
Deatec, deatec@deatec.org.br
   Nos dias 26 e 27 de setembro de 2012, a diretoria do Polo Tecnológico do Oeste Catarinense DEATEC, realizou encontro com os candidatos a prefeito de Chapecó, uma das principais cidades do Oeste Catarinense.
   Nos dois encontros, a Diretoria apresentou o que é o DEATEC, sua missão, seus objetivos e histórico; o projeto de Condomínio Tecnológico proposto pelo DEATEC, um espaço que reúne a estrutura necessária para instalação de empresas na área de TIC e outras demandas do setor como a criação de lei municipal de inovação e incentivos ficais.  As regras e horários foram definidos anteriormente e enviadas a ambas assessorias de imprensa. O objetivo era realizar um encontro informal para que os candidatos pudessem sentir-se a vontade para discutir propostas para o desenvolvimento regional e mais específicos para o setor.
   No Dia 26 o candidato a prefeito de Chapecó Sr. Pedro Uczai e sua vice Sra. Elza Fortes da coligação “Aliança pela Vida” compareceram ao encontro com a Diretoria do DEATEC. Pedro iniciou sua fala dizendo que um dos motivos que o movem a ser prefeito de Chapecó é o desenvolvimento de uma nova Matriz Econômica, com base na inovação tecnológica, “projetos como o condomínio tecnológico são estratégicos para esta nova matriz, temos que investir no que faz este setor avançar, bem como criar novas centralidades nos bairros, com indústrias limpas, na área de tecnologia da informação e comunicação, fármacos e energias renováveis”.
   Seguindo o roteiro previamente definido pela diretoria, com a apresentação dos projetos Pedro e Elza ficaram positivamente impressionados com as propostas, com a qualidade do projeto do condomínio e demonstraram que serão parceiros pois reconhecem como importantes toda e qualquer iniciativa que venha fomentar inovação e tecnologia.
   Entres as propostas apresentadas por Pedro, que contemplam os interesses do setor estão; a criação de 3 mil bolsas de inovação para acadêmicos das instituições de ensino superior de Chapecó, a criação da lei Municipal de Inovação e um Plano Municipal Inovação, a criação de Conselho de Inovação; envolvendo empresários, professores e entidades do setor e a criação de Fundo Municipal, viabilizando incentivos fiscais, como a redução de ISS e demais impostos. 
   Para encerrar Pedro, disse que será parceiro na busca de recursos junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia, BNDES e outros órgãos públicos e privados para projetos das empresas chapecoenses na área de tecnologia. 

Diretoria entrega documento para Pedro Uczai e Elza Fortes 
 
   No dia 27 compareceu ao encontro com a Diretoria do DEATEC o candidato a Vice-prefeito de Chapecó pela coligação “O Povo de Novo” o Sr. Luciano Buligon que representou o candidato a Prefeito Sr. José Cláudio Caramori. Buligon iniciou sua fala, reafirmando o compromisso da atual gestão municipal com o setor de TIC.  Enfatizou o compromisso já reafirmado pelo Caramori como atual prefeito em viabilizar a área que será destinada ao projeto do Condomínio, em ser intermediador junto a universidades e governos estaduais e federais para fomentar a área de tecnologia reconhecendo o setor como um dos setores que mais crescem na região. 
   Em seu plano de Governo, Caramori e Buligon apresentaram algumas propostas ao setor, como: Incentivar a criação de condomínios comerciais (onde enquadra-se o condomínio tecnológico que é proposto pela DEATEC); Apoiar e estabelecer parcerias com o Estado, entidades empresariais e Universidades na criação de Parques ou Centros tecnológicos. Também mencionam a inclusão do setor de Base Tecnológico em uma lei já existente que permite ao setor receber incentivos fiscais através da isenção ou diminuição dos impostos por até 10 anos caso for investido em todo o território municipal.
   Buligon ressaltou que é um entusiasta da área tecnológica, “entendemos que Chapecó esta crescendo muito e com isso precisamos diversificar a matriz econômica do município. Devido a crises da agroindústria é preciso incentivar o desenvolvimento de novos setores econômicos, principalmente a área de Tecnologia da Informação”

Diretoria entrega documento para Luciano Buligon
 
   Para o presidente do DEATEC, Francis Marcel Post, “o encontro com os candidatos foi importantíssimo, fico muito feliz como presidente da entidade que ambas coligações estão abordando de forma geral, como novidade em suas campanhas ações relacionadas a inovação e tecnologia, reconhecem o nosso setor como nova matriz econômica  e apostam no projeto do Condomínio Tecnológico como marco para iniciar um novo tempo para nossas empresas, o setor e o desenvolvimento econômico de Chapecó e região, um setor que pode em curto prazo trazer resultados fantásticos.”
   Na oportunidade a Diretoria entregou aos candidatos, um documento com os anseios e demandas do setor, principais pontos relacionados ao projeto do Condomínio Tecnológico e também uma cópia completa da proposta para uma lei municipal da inovação desenvolvida pelo DEATEC.
   “Estar próximo dos candidatos neste momento, ouvir suas ideias, ver o que cada um pensa e conseguir compromisso para apoio independente do resultado nas urnas pois todos entendem que o projeto é maior que uma pessoa, maior que o prefeito, do que uma entidade foi muito positivo; faz valer a pena todo o trabalho que o DEATEC está realizando desde sua fundação.” destaca Márcio Fortes, vice-presidente do DEATEC.
   No documento foi solicitado apoio de ambos candidatos indiferente do resultado nas urnas.
 
Durante apresentação do Projeto do Condomínio Tecnológico com Pedro e Elza
 
Durante apresentação do Projeto do Condomínio Tecnológico com Buligon