Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

DEATEC em parceria com outras instituições cria comissão sobre Condomínio Tecnológico

   Aconteceu no último dia 07 de julho na sala de reuniões do CEC/ACIC a...

Notícia
07/07/2011 00:00
Deatec, deatec@deatec.org.br
   Aconteceu no último dia 07 de julho na sala de reuniões do CEC/ACIC a primeira reunião para constituir uma comissão com a parceria entre entidades, instituições de ensino e pesquisa e governo do estado com o objetivo de tratar do projeto condomínio/parque tecnológico.
   Estiveram presentes além de diretores do DEATEC representantes das instituições de ensino UNOCHAPECÓ, UNOESC, UFFS, Instituto Federal; Governo do Estado através da SDR de Chapecó e representantes das entidades de classe empresarial ACIC, SICOM, Núcleo de Base Tecnológica da ACIC e Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis e SEBRAE. Outras entidades que não estavam presentes também sinalizaram positivamente apoio ao projeto.
   Foi apresentado oficialmente para todos os presentes os anseios do DEATEC e Núcleo das Empresas de Base Tecnológica da ACIC tendo como principal a criação de uma área para instalação de um Condomínio Tecnológico onde empresas do setor de Tecnologia pudessem edificar suas sedes e compartilhar de serviços comuns (segurança, internet, correio, banco, etc) e um edifício onde estariam instalados refeitórios, auditórios, salas de reuniões e vídeo conferência, creches, laboratórios, bibliotecas além de espaços destinados a incubação de empresas e ideias e universidades/faculdades que realizariam trabalhos em conjunto com as empresas instaladas; Foi exposto também os benefícios e contrapartidas gerais e específicas do investimento.
   Na oportunidade também foi apresentados dados sobre a associação, suas metas, objetivos, projetos em andamento, parcerias existentes, ações em andamento e já realizadas.
   O objetivo principal da reunião é dar andamento no projeto agora podendo contar oficialmente com o apoio das entidades que já de certa forma ou de outra já estavam apoiando institucionalmente. Também foi proposto e aprovado a governança do projeto baseado no método já mundialmente adotado que é a “Tríplice Hélice” onde fazem partes Universidades, Poder Público e Privado.
   Todos os presentes também foram convocados a expor quais seus anseios, oportunidades e principalmente no que podem ajudar para que este projeto possa ser realizado. O primeiro passo em conjunto será determinar qual a área necessária para constituição do projeto para ser apresentado a Prefeitura Municipal de Chapecó, informação esta solicitada pelo prefeito José Caramori em reunião realizada dia 30/06 que além de várias entidades estiveram presentes vários empresários do setor de TI.
   “Unir várias entidades mostrando a força associativista com um objetivo comum que é maior do que qualquer interessado sozinho é importantíssimo para tornar este sonho em realidade. Este projeto colocado em prática trará benefícios incalculáveis para toda nossa região oeste.”, salientou o Presidente do Deatec, Francis Marcel Post. 
   Márcio Fortes, vice-presidente do Deatec e Coordenador do Núcleo de Base Tecnológica da ACIC ressaltam que “A criação desta área do condomínio agregado ao projeto do Parque da UNOCHAPECÓ e ao projeto da instalação do Centro de Energia Renovável com certeza será um divisor de águas no setor tecnológico de Chapecó e região”.