DEATEC em parceria com outras instituições cria comissão sobre Condomínio Tecnológico
Aconteceu no último dia 07 de julho na sala de reuniões do CEC/ACIC a...
07/07/2011 00:00
Deatec, deatec@deatec.org.br
Aconteceu no último dia 07 de julho na sala de reuniões do CEC/ACIC a primeira reunião para constituir uma comissão com a parceria entre entidades, instituições de ensino e pesquisa e governo do estado com o objetivo de tratar do projeto condomínio/parque tecnológico.
Estiveram presentes além de diretores do DEATEC representantes das instituições de ensino UNOCHAPECÓ, UNOESC, UFFS, Instituto Federal; Governo do Estado através da SDR de Chapecó e representantes das entidades de classe empresarial ACIC, SICOM, Núcleo de Base Tecnológica da ACIC e Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis e SEBRAE. Outras entidades que não estavam presentes também sinalizaram positivamente apoio ao projeto.
Foi apresentado oficialmente para todos os presentes os anseios do DEATEC e Núcleo das Empresas de Base Tecnológica da ACIC tendo como principal a criação de uma área para instalação de um Condomínio Tecnológico onde empresas do setor de Tecnologia pudessem edificar suas sedes e compartilhar de serviços comuns (segurança, internet, correio, banco, etc) e um edifício onde estariam instalados refeitórios, auditórios, salas de reuniões e vídeo conferência, creches, laboratórios, bibliotecas além de espaços destinados a incubação de empresas e ideias e universidades/faculdades que realizariam trabalhos em conjunto com as empresas instaladas; Foi exposto também os benefícios e contrapartidas gerais e específicas do investimento.
Na oportunidade também foi apresentados dados sobre a associação, suas metas, objetivos, projetos em andamento, parcerias existentes, ações em andamento e já realizadas.
O objetivo principal da reunião é dar andamento no projeto agora podendo contar oficialmente com o apoio das entidades que já de certa forma ou de outra já estavam apoiando institucionalmente. Também foi proposto e aprovado a governança do projeto baseado no método já mundialmente adotado que é a “Tríplice Hélice” onde fazem partes Universidades, Poder Público e Privado.
Todos os presentes também foram convocados a expor quais seus anseios, oportunidades e principalmente no que podem ajudar para que este projeto possa ser realizado. O primeiro passo em conjunto será determinar qual a área necessária para constituição do projeto para ser apresentado a Prefeitura Municipal de Chapecó, informação esta solicitada pelo prefeito José Caramori em reunião realizada dia 30/06 que além de várias entidades estiveram presentes vários empresários do setor de TI.
“Unir várias entidades mostrando a força associativista com um objetivo comum que é maior do que qualquer interessado sozinho é importantíssimo para tornar este sonho em realidade. Este projeto colocado em prática trará benefícios incalculáveis para toda nossa região oeste.”, salientou o Presidente do Deatec, Francis Marcel Post.
Márcio Fortes, vice-presidente do Deatec e Coordenador do Núcleo de Base Tecnológica da ACIC ressaltam que “A criação desta área do condomínio agregado ao projeto do Parque da UNOCHAPECÓ e ao projeto da instalação do Centro de Energia Renovável com certeza será um divisor de águas no setor tecnológico de Chapecó e região”.