Deatec em Busca de Benefícios para Associados na Capital Catarinense
O diretor financeiro Cesar Bortolini e o gerente executivo Gean Centenaro da...
10/05/2013 00:00
Deatec, deatec@deatec.org.br
O diretor financeiro Cesar Bortolini e o gerente executivo Gean Centenaro da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) estiveram em Florianópolis, na última semana, para participar de reunião dos coordenadores regionais do GeraçãoTec e visitar entidades ligadas ao setor de tecnologia com a intenção de identificar parcerias que venham beneficiar o setor de TI do oeste catarinense e, consequentemente, de todo o Estado.
As entidades visitadas foram a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate); o Instituto Internacional de Inovação (i3), uma associação sem fins lucrativos criada pela Acate e o Sindicato das Empresas de Informática da Grande Florianópolis (Seinflo).
No i3, os chapecoenses foram recebidos pelo diretor geral Norberto Dias, na ACATE pelo presidente Guilherme Stak Bernard e pelo gerente executivo, Gabriel Santos.
Bortolini avaliou, positivamente, os contatos feitos na Capital. “A aproximação entre o Deatec e a Acate tende a fortalecer, ainda mais, o setor no oeste do Estado e gerar novas possibilidades para os associados da Deatec, principalmente trazendo benefícios para as empresas e seus colaboradores, como por exemplo, o novo projeto de previdência privada, que está sendo lançado pela Acate, no qual a rentabilidade para os colaboradores é muito superior aos planos disponíveis no mercado”, afirma.
Além desse benefício, muitos outros, como: Plano de Saúde, Plano odontológico, Lei de Software, consultorias etc. serão disponibilizados, em breve, aos associados da Deatec.
GeraçãoTec
A reunião de coordenadores regionais do GeraçãoTec aconteceu no Parque Tec Alfa, sede do GeraçãoTec e do Programa Inova@sc. Durante a reunião foram apresentados todos os dados do mapeamento realizado nos meses de março e abril de 2013, bem como as características de cada região. A partir de agora, os coordenadores darão início às atividades de divulgação e seleção de alunos para as primeiras 23 turmas dividas em 6 cidades no Estado. Além disso, Centenaro – coordenador regional do GeraçãoTec – informa que as empresas que não responderam ao mapeamento serão visitadas, com a intenção de identificar mais vagas gerar novas turmas para o segundo semestre de 2013.
O GeraçãoTec é um programa do governo do Estado, vinculado ao plano SC@2022, que cria oportunidades para jovens e adultos por meio da capacitação e qualificação profissional. Foi criado para preencher a significativa quantidade de vagas em aberto no setor de TIC, que possui importância estratégica para o Estado, e encontra-se ameaçado pela carência de profissionais qualificados.
A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC), Instituto Internacional de Inovação (i3), Associação de Empresas de Tecnologia de Santa Catarina (ACATE) e Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (DEATEC), que pelo segundo ano coordenará as atividades em Chapecó.
Para participar dos cursos é necessário obedecer alguns pré-requisitos como: ter 17 anos ou mais, ter ensino médio completo ou estar cursando o último ano; Habilidade com matemática e raciocínio lógico; conhecimentos básicos em informática (operador de microcomputador); não estar empregado em atividades relacionadas a TIC e não ter participado de outras edições do GeraçãoTec.