Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Deatec e Unoesc Chapecó promovem atividade de aproximação com setor de TI e automação

Os cursos de Sistemas de Informação e Engenharia da Computação da Unoesc Chapecó promoveu,...

Notícia
13/03/2015 15:01
Deatec, deatec@deatec.org.br

Os cursos de Sistemas de Informação e Engenharia da Computação da Unoesc Chapecó promoveu, na última semana, uma atividade de aproximação com o mercado de trabalho.Participaram do bate-papo, a diretora Sinara Perosa e o gerente executivo Gean Centenaro, da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), o empresárioLenoir Carminatti, da empresa Fluxo, e Anderson Tomkelski e Ademar Bresolin da Casa da Ideia e do Hackerspace XAP Hacks. A atividade também fez parte da recepção aos calouros dos respectivos cursos.

A diretora da Deatec explicou que a entidade é uma associação sem fins lucrativos, representante do segmento tecnológico que tem como intuito, fortalecer o setor de tecnologia, gerando um incremento no trabalho, renda, qualificação e inovação tecnológica. A associação surgiu em 2005 e possui abrangência territorial representativa nos municípios que compõe o Oeste e o Extremo Oeste catarinense. A Deatec tem como seu público alvo, empresas de desenvolvimento de hardware, software e sistemas de automação com cunho inovador.

Sinara também destacou as ações da Deatec, realizadas em parceria com a Unoesc, que tem como finalidade promover a inserção dos acadêmicos no mercado de trabalho. “A academia e o mercado, junto com o setor público, fazem parte da tríplice hélice. Quando a universidades e as empresas estão alinhadas num mesmo propósito, cria-se um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico e social, além de estimular a inovação”, afirmou.

Com foco na automação, o empresário Lenoir Carminatti falou das oportunidades que podem surgir para os profissionais com formação em Sistemas de Informação ou Engenharia da Computação.Ele apresentou o perfil profissional, história e projetos realizados pela empresa.

Para finalizar, os integrantes da Casa da Ideia e do Hackerspace XAP Hacks, Ademir Bresolin e Anderson Tomkelskida, falaram das atividades realizadas tanto na casa, quanto no grupo e esclareceram as diferenças entre Hackers e Crackers.

A coordenação do curso fez uma analogia da intenção da casa com o Homebrew Computer Club, onde nasceram muitas ideias, entre elas a criação da Apple. “Os cursos têm algo muito parecido, que é a estrutura da Garagem Tecnologia, um local para criação e disseminação de conhecimento, ideias e projetos”, valorizou o coordenador, professor Tiago Zonta.