Deatec e Excelência SC promovem a busca pela melhoria na gestão empresarial
Primeiro encontro do Programa Excelência da Gestão (PEG) ocorreu nessa semana, em...
Primeiro encontro do Programa Excelência da Gestão (PEG) ocorreu nessa semana, em Chapecó
Avançar em direção a excelência da gestão e gerar valor aos clientes e acionistas, à sociedade e outras partes interessadas, contribuindo para a sustentabilidade empresarial. Essa é uma das intenções do Programa Excelência da Gestão (PEG), disseminado em Santa Catarinapelo Movimento Catarinense pela Excelência (Excelência SC). Por meio do programa, as empresas implantam o Modelo de Excelência em Gestão (MEG). Para contribuir com o setor de tecnologia e inovação a evoluir nesse processo, a Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) firmou uma parceria com o Excelência SC e, nessa semana, foi realizado o primeiro encontro com os participantes.
De acordo com a especialista do Excelência SC, Larissa Raiser, a primeira etapa do programa contempla dois encontros para conhecer o MEG e fazer um diagnóstico assistido, com avaliação das práticas empresariais. Na segunda etapa, a especialista visita as empresas para validar o diagnóstico. “Após, as organizações recebem um relatório com os pontos fortes e as oportunidades de melhorias e, depois, participam de mais um encontro para construir um plano de melhoria de gestão”, relatou Larissa.
A próxima fase é a participação em três workshops com especialistas do Excelência SC sobre temas de interesse comum entre as empresas. A última etapa é uma visita de acompanhamento, quando será verificada a implementação do plano de melhoria de gestão. “O programa será realizado durante este ano e tem como principal foco o amadurecimento da gestão com a busca pela excelência”, salientou Larissa.
Para o presidente da Deatec, André Telöcken, a participação dos associados demonstra que os empresários estão conectados com as necessidades do mercado e em busca de melhorias para os negócios. “Utilizar um modelo de gestão de confiança, com o respaldo de entidades reconhecidas, proporciona a identificação de pontos fortes e oportunidades de melhoria e o aprimoramento dos processos internos, dando maior segurança para a tomada de decisões”, realçou.
Participam do programa as empresas associadas: ATSLOG, Acessoline, Inova Soluções Tecnológicas, Interline, Interfoc, Inviolável, Messtechnik, Multisoftware, Optidata e Patrimonial.
O MEG
Em 2016 foi lançado o novo Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Em sua 21ª edição, é o carro-chefe da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) para a concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade.
O MEG possui oito fundamentos da excelência, que são: pensamento sistêmico, aprendizado organizacional e inovação, liderança transformadora, compromisso com as partes interessadas, adaptabilidade, desenvolvimento sustentável, orientação por processos e geração de valor.
A ferramenta pode ser aplicada em qualquer tipo de organização. Entre seus benefícios estão a promoção da competitividade e sustentabilidade, proporcionar um referencial para a gestão, promover o aprendizado organizacional, possibilitar a avaliação e a melhora da gestão de forma abrangente, mesurar os resultados do negócio de forma objetiva. Também desenvolver a visão sistêmica dos executivos, estimular o comprometimento e a cooperação entre as pessoas, incorporar a cultura da excelência, permitir um diagnóstico e a mensuração do grau de maturidade da gestão, uniformizar a linguagem e melhorar a comunicação gerencial. Prepara, ainda, a organização para participar do Prêmio Catarinense da Excelência, uma forma de incentivo à qualificação das empresas que passam a ser reconhecidas pela excelência na gestão.