Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Deatec e ACIC integram Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Chapecó

Os diretores da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (DEATEC) e membros do Núcleo...

Notícia
30/01/2015 15:36
Deatec, deatec@deatec.org.br

Os diretores da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (DEATEC) e membros do Núcleo das Empresas de Tecnologia da Inovação e Comunicação (NTIC) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), César Bortolini e Gustavo Damschi participaram, nessa semana, do 1º Workshop de Gestão de Habitats de Inovação, realizado pela Recepeti e a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE) no Auditório do Sebrae, em Florianópolis, onde foram constituídos os Comitês de Implantação dos Centro de Inovação do Estado de Santa Catarina.

Os centros de inovação fazem parte do Programa Catarinense de Inovação (PCI) um projeto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) em parceria com universidades, entidades empresariais e governos locais. O projeto prevê a construção de 13 edifício-sede nas cidades de Blumenau, Brusque, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, São Bento do Sul, Tubarão e Rio do Sul.

Em Chapecó, o Centro de Inovação será instalado junto à Unochapecó e será gerido pela universidade, Prefeitura Municipal de Chapecó, Deatec, ACIC, Sicom e outras entidades.

Durante o evento em Florianópolis, a Rede Catarinense de Inovação firmou a primeira parceria internacional para a transferência de tecnologias aos Centros de Inovação de Santa Catarina. O presidente da Recepeti, Rui Luiz Gonçalves, e o presidente da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Calalunha (XPCAT), o espanhol Josep Miquel Piqué, assinaram o acordo de cooperação técnica para realizar projetos envolvendo entidades catarinenses, entre elas a Deatec, e catalãs.

O termo de cooperação entre Recepeti e XPCAT contribuirá com o intercâmbio técnico e acadêmico, a cooperação empresarial e a transferência de tecnologias. A XPCAT irá construir com a Recepeti um plano de trabalho para os Centros de Inovação catarinenses. O processo de formação foi iniciado nesta segunda-feira, com o workshop de dois dias ministrado por Piqué em Florianópolis.

A Recepeti é formada por mais de 120 entidades empresariais, universidades e órgãos de governo (componentes da chamada tríplice hélice). A entidade associativa foi habilitada pela SDS através de uma chamada pública em 2014, para conceituar, criar e consolidar a infraestrutura de inovação no Estado.

Os primeiros edifícios-sede dos Centros de Inovação em Santa Catarina devem ser entregues no segundo semestre deste ano.

De acordo com Bortolini, a participação no workshop foi importante para posicionar os envolvidos quanto a implantação do parque aqui na região. “A partir da metodologia aplicada pelo instrutor foi possível identificar em qual nível de inovação nos encontramos, apontando as carências e os pontos fortes”, comenta.

Damschi destacou a oportunidade de conhecer o funcionamento de um parque e ter acesso a experiências que estão sendo desenvolvidas em outras cidades. “Observamos que Chapecó tem muito para avançar e resolver, mas que para isso, a tríplice hélice (Empresas, Governo e Universidades) precisa estar cada vez mais junto e sintonizada”, afirma.

Bortolini também é o representante do Sicom no Comitê.