Deatec comemora anúncio de incentivo ao setor de Tecnologia em Chapecó
A principal bandeira levantada pela Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense -...
A principal bandeira levantada pela Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense - Deatec começa a ganhar força. Nesta semana, o Prefeito de Chapecó, José Caramori e o Secretário de Coordenação de Governo e Gestão, Américo do Nascimento Júnior apresentaram o Projeto de Lei de Incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação.
“Trata-se de uma conquista para o setor de tecnologia e para Chapecó. Estamos constantemente pleiteando apoio ao segmento e agora começamos a vislumbrar que os projetos da Deatec, que dependiam do poder público, sairão do papel”, comemora o presidente Ernani Zottis, lembrando que a elaboração do projeto da Lei de Inovação foi amplamente discutida e formatada pela entidade.
A Política Municipal de Incentivo à Inovação Tecnológica estabelece o Programa Municipal de Incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação - ÍON que visa conseder incentivos fiscais, estímulos materiais e transferência de áreas institucionais do Poder Público para as empresas do setor de TI.
Além disso prevê a criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, tendo por objetivo incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação, com vistas ao desenvolvimento sustentável da cidade e em apoio ao Planejamento e à gestão da Administração Pública do Município de Chapecó; prazo de 01 ano para criação de Projeto Especial de Incentivo à Inovação; e do Fundo Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação, que tem o objetivo de apoiar, mediante incentivo financeiro, a implantação, expansão e a reativação de projetos industriais, comerciais e de prestação de serviços de microempresas, empresas de pequeno porte, médio e grande porte, visando o desenvolvimento tecnológico do município.