Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

DEATEC BUSCA APOIO PARA CONSTRUÇÃO DO CONDOMÍNIO TECNOLÓGICO

O diretor da Deatec, Francis Post, o secretário de Coordenação de Governo e...

Notícia
08/08/2013 00:00
Deatec, deatec@deatec.org.br

O diretor da Deatec, Francis Post, o secretário de Coordenação de Governo e Gestão de Chapecó, Américo do Nascimento Júnior e o Secretário Municipal da Fazenda Thiago Etges, participaram de audiência em Florianópolis na última sexta-feira (02). O encontro aconteceu na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A comitiva de Chapecó foi recebida pelo presidente da Fapesc, Sergio Luiz Gargioni e pelo diretor executivo do Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas ligado ao Instituto Celta, Tony Chierighini.

No encontro, Post apresentou o projeto arquitetônico do Condomínio Tecnológico a ser implantado em Chapecó. O condomínio é um ambiente que congregará empresas de base tecnológica, organizações empresariais e científicas, estruturadas de maneira planejada. A proposta é promover a cultura e a prática da inovação, a troca de conhecimento, proporcionar o desenvolvimento de novas tecnologias e a geração de renda por meio da criação e do fortalecimento de empresas inovadoras.

Gargioni elogiou a organização do setor. “O adiantar das tratativas em relação a parceiros, o envolvimento da prefeitura municipal e o fundamental envolvimento e comprometimento dos empresários com a construção de suas sedes, são fundamentais para a aprovação de recursos nestes editais”.

A audiência apontou avanço nas tratativas para a execução do projeto da Deatec. Américo do Nascimento Júnior reafirmou o compromisso do Governo Municipal em disponibilizar uma área para a construção do Condomínio.

Américo destacou que o Condomínio marca um novo momento no processo de desenvolvimento econômico da cidade. “A visita foi mais uma etapa no caminho que estamos percorrendo para fortalecer a matriz econômica de empresas de base tecnológica”, concluiu.

O representante do Instituto Celta colocou-se a disposição para auxiliar na elaboração de um projeto a ser credenciado no Edital Nacional da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) que viabiliza investimentos em parques tecnológicos em fase de implantação. Chierighini avaliou que “a ideia do projeto está bem constituída e organizada, o que facilita muito a captação de recursos”.

Post considera o projeto ambicioso. “Acredito que é de fundamental importância a participação da FAPESC e da CERTI na elaboração do projeto a ser entregue a FINEP".

O setor de Tecnologia da Informação tem como aliados neste projeto, a Prefeitura que é parceira nos projetos de inovação, entidades como ACIC, SICOM e SEBRAE que fomentam o desenvolvimento de nossa região, as Universidades que estão gerando novas pesquisas e conhecimento e todas as mais de 40 empresas associadas à Deatec.

Com informações da PMC e imagem de Fernando Mattos