Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Associados DEATEC participam de Workshop sobre práticas ágeis

Empresários e profissionais que atuam no ramo de desenvolvimento de software de Chapecó e...

Notícia
11/11/2013 00:00
Deatec, deatec@deatec.org.br

Empresários e profissionais que atuam no ramo de desenvolvimento de software de Chapecó e região participaram, nesta semana, na sede da Unoesc, do “Workshop de Práticas Ágeis”. O evento foi promovido pela Associação Polo Tecnológico do Oeste (DEATEC), em parceria com o SEBRAE/SC.

O curso foi ministrado pela especialista em Qualidade de Serviços, que atua como consultora na área de melhoria de processos de software e gerência de projetos, Ana Márcia Debiasi Duarte. A intenção foi capacitar as empresas para fortalecer cultura de métodos ágeis no processo de desenvolvimento de sistemas.

Segundo Ana Márcia, o mercado exige respostas rápidas no segmento. “As práticas ágeis estão alinhadas com as novas tecnologias e novos negócios, deixam o trabalho mais leve e favorecem o produto final, tendo como foco valorizar o cliente”, destacou.

A programação incluiu a discussão de temas como: por que usar métodos ágeis, como adaptá-los em projetos de construção de produtos e em processos de manutenção (evolução ou correção), os papeis dos profissionais na adoção das práticas ágeis, como combinar práticas tradicionais juntamente com práticas ágeis quando necessário, estimativas em processos ágeis, tratamento de testes nos processos com características ágeis, alternativas de ferramentas para automatizar o processo, as práticas ágeis como cultura nas empresas, execução de atividades práticas em todos os passos apresentados e dicas para elaborar apresentações comerciais eficazes.

O presidente da Deatec, Ernani Zottis, salientou que os métodos ágeis auxiliam na resolução de vários problemas por meio de ferramentas que visam a excelência técnica e a otimização do produto de forma rápida e eficaz. “O curso foi fundamental para ampliar o conhecimento dos empresários e profissionais de TI sobre as inovações do segmento. Além disso, está diretamente ligado a um dos objetivos da entidade que é a busca pela melhoria na qualidade e produtividade das empresas de tecnologia".

O curso fez parte de um projeto de implantação de práticas ágeis nas empresas de Tecnologia da Informação e é subsidiado pelo Sebrae/SC, que está atendendo uma demanda da Deatec.