Assembleia 2015
A direção e associados da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec)...
A direção e associados da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) estiveram reunidos, na última semana, para assembleia da entidade. Durante o encontro, foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica entre a Deatec e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (BRDE), com o objetivo de difundir ainda mais e informar sobre procedimentos e condições para o apoio financeiro das empresas da área de tecnologia.
A iniciativa prevê o aumento na demanda pela elaboração de propostas para captação de recursos na área de inovação, com apoio do Escritório de Projetos da Deatec, criado no ano passado. Até o momento já foram apresentados e aprovados cinco projetos que somam um valor aproximado de três milhões de reais, que serão investidos em inovação pelas empresas contempladas.
Participaram do ato, o presidente do BRDE, Neuto Fausto de Conto, que enalteceu a importância do setor de tecnologia para o desenvolvimento de uma região, o superintendente da agência do Estado de Santa Catarina, Nelson Ronnie dos Santos, e o gerente regional do banco, Paulo César Antoniollo.
O investimento em inovação é fundamental para que as empresas do setor de Tecnologia da Informação (TI) obtenham vantagens de mercado num cenário cada vez mais competitivo, afirma o presidente da Deatec, Cesar Bortolini. Ele pondera que é fundamental que não haja o comprometimento da sua situação econômico-financeira, sendo recomendável avaliar muito bem as condições de custo do capital, bem como o prazo de reembolso de eventual financiamento.
De acordo com o gerente regional do BRDE, esta ação resultou em cinco operações de crédito contratadas, todas através do Programa BNDES MPME Inovadora, com juros fixos de 4,0% ao ano e prazo total do financiamento de 10 anos. O BRDE, até o último dia 13 de fevereiro, liderava o ranking nacional de aplicações de recursos deste Programa, respondendo por aproximadamente 72% do crédito contratado no país.
Bortoloni reforça que tudo isso foi possível por meio do Escritório de Projetos da Deatec. A entidade busca munir o empresário de informação para que ele consiga baixar os custos e otimizar suas atividades sempre com foco na inovação. A estrutura da entidade estará à disposição dos empresários de TI para auxiliar na elaboração dos projetos, prestando toda a assessoria necessária e o acompanhamento dos trâmites burocráticos junto ao BRDE.
O gerente executivo da Deatec, Gean Centenaro, que executa esse trabalho, enfatiza que se trata de uma demanda gerada pelos associados. Trata-se de mais um instrumento importante para o desenvolvimento das empresas de tecnologia da região, avalia. Os empresários interessados devem procurar a secretaria executiva da Deatec para receber mais informações a respeito do funcionamento dessa estrutura.
Planejamento 2015
Durante a assembleia, o diretor Francis Marcel Post apresentou os temas de capacitações que serão oferecidas neste ano conforme a demanda apontada pelos associados. Haverá cursos na área de marketing e vendas; metodologias ágeis; SQL (básico e avançado), entre outros. Os diretores Sinara Peroza e Ivan Nichele expuseram a proposta de atuação em verticais para estimular o relacionamento e os negócios entre os associados. O andamento dos projetos e ações referentes ao Parque Tecnológico foi apresentado pelo diretor Ernani Zottis.
O diretor Gustavo Damschi falou sobre o Seminário que ocorrerá durante a Semana de Ciência e Tecnologia e terá como foco a inovação, com utilização de métodos atuais, fomentar a criatividade e reter talentos.
Além disso, o diretor Marcio Fortes falou sobre o andamento da instalação de um sindicato patronal do setor de TI. Foram expostos ainda, a missão para o Vale do Silício que deverá ocorrer no fim do mês de outubro e o mapeamento das vagas de trabalho nas empresas da região de abrangência da Deatec