Acadêmicos da Unoesc Chapecó recebem diretores da Deatec
Para recepcionar os calouros dos cursos de Sistema de Informação e Engenharia da Computação...
Para recepcionar os calouros dos cursos de Sistema de Informação e Engenharia da Computação da Unoesc Chapecó, a coordenação promoveu uma palestra com os diretores da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), na última semana.
A Associação Polo Tecnológico do Oeste (Deatec) é uma entidade sem fins lucrativos, representante do segmento tecnológico que tem como intuito, fortalecer o setor de tecnologia, gerando um incremento no trabalho, renda, qualificação e inovação tecnológica. A associação surgiu em 2005 e possui abrangência territorial representativa nos municípios que compõe o Oeste e o Extremo Oeste catarinense. A Deatec tem como seu público alvo, empresas de desenvolvimento de hardware, software e sistemas de automação com cunho inovador.
Durante a palestra, o presidente da Deatec, Ernani Zottis, disse que entre os principais desafios da entidade estão o de promover a melhoria constante da gestão das empresas associadas; a qualificação de profissionais para atender as demandas de TI; o acesso à novos mercados; o reconhecimento da região Oeste de SC como polo empresarial de base tecnológica; e a habilitação e certificação das empresas para o mercado internacional.
Zottis reforçou a preocupação da entidade com o baixo número de formandos nos cursos de TI, que apesar de ser um setor em ascensão e com uma média salarial superior a de outros segmentos, ainda falta mão de obra especializada. Ele desafiou os acadêmicos a permanecerem firmes na busca pelo título e, sobretudo, pelo conhecimento, pois as vagas existem e a possibilidade de crescimento profissional é notória.
O presidente também falou das conquistas da entidade como a Lei de Inovação e o Parque Tecnológico e apresentou os projetos de capacitação continuada e o Geração Tec.
Participaram do encontro, os diretores André João Telocken e Francis Marcel Post, o empresário Artelides Bordignon, e o gerente executivo da Deatec, Gean Centenaro. Eles reforçaram a importância da dedicação aos estudos, além da grade curricular do curso, do raciocínio lógico, e da força do associativismo como estratégia de desenvolvimento empresarial.
O coordenador dos dois cursos, professor Tiago Zonta, lembrou que, atualmente, o cenário é muito diferente de quando ele concluiu a graduação, quando as possibilidades de mercado, aqui na região eram remotas e os profissionais pouco valorizados. Segundo ele, hoje, para aqueles que se dedicarem, existem muitas possibilidades tanto nas empresas quanto para abertura de novos negócios.