Momento de festejar agradecer e continuar planejando
por Tiago Zonta

Momento de festejar agradecer e continuar planejando
O ano é de 2023 e as instituições de ensino estão felizes e até mesmo admiradas com a procura de cursos ligados a Computação. Nossa região, nos últimos anos, vem “surfando” em um momento que vem sendo sonhado e construído por diversas mãos, sejam os corajosos que abriram o primeiro curso de Computação na região, sejam as instituições que mantiveram os investimentos em cursos que trazem prejuízo, ou ainda os primeiros formandos que iniciaram essa matriz econômica ligada principalmente a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Que momento estamos vivendo! Empresas com destaque internacional, onde antes havia 10 colaboradores hoje passam de 100, e tudo isso com a preocupação com as pessoas e uma responsabilidade que não era muito comum, até mesmo porque nosso setor não era profissionalizado como é hoje. Por isso hoje afirmo que quem está “surfando essa onda” são os profissionais, estes que podem escolher onde trabalhar, muitas vezes escolher a tecnologia na qual irão focar e podem trabalhar sem saber o que é precisar virar a noite para cumprir prazos do que hoje chamamos de sprint.
Como em todo período de bonança, precisamos ter cuidado e não esmorecer. Como diz Ricardo Amorim em uma de suas palestras ao mostrar o gráfico do histórico dos altos e baixos do crescimento econômico, sempre quando exista uma curva ascendente, dificilmente se manterá linear e o contrário também é verdadeiro. Mesmo no fundo do poço a curva tende a inverter. A própria famosa Inteligência Artificial teve seus altos e baixos desde a década de 50 e agora voltou a ser protagonista.
Temos que desde já visualizar o próximo passo. Temos muitos interessados, o mercado está aquecido, e agora mais que nunca temos a responsabilidade de buscar a manutenção, buscar a inovação, manter a união e principalmente mostrar mais e mais o que temos em nossa região. As associações devem continuar unidas e crescendo, as empresas devem preservar esse momento e ter cuidado com os desafios da saúde dos colaboradores pós pandemia. As instituições de ensino devem seguir trazendo qualidade, reciclando, mostrando o quanto é empolgante esta tendência profissional emergente na área da tecnologia, mas que também existem pontos sensíveis aos quais devemos estar atentos. O momento exige dos profissionais uma atenção às mudanças, que estão muito mais velozes. O que antigamente me “garantiria” estabilidade profissional por 5 anos, hoje me garante por 2 anos. Acharmos que estamos no topo, sem nos preocuparmos em nos mantermos lá, pode nos trazer algumas frustações.
De qualquer forma o momento é de festejar, principalmente entre todos que acompanharam o processo que levou para chegarmos até aqui. Quem diria que seríamos o segundo polo da Acate em Santa Catarina? Quem diria que dificilmente um estudante chega até o quinto período sem emprego? Quem diria que a principal preocupação da pauta das associações é a formação dos profissionais? Quem diria que o governo sente a obrigação de investir na formação para não desacelerar nossa linda Santa Catarina, praticamente a Califórnia Brasileira? Quem diria que um familiar teria orgulho de um profissional da Computação na família? quem diria, quem diria, quem diria?
Tiago Zonta
Coordenador e professor dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação na Unoesc Chapecó
Consultor de Tecnologia e Inovação pela ZIT