Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Inovação com propósito

Lucas Marinho

Notícia
21/02/2024 12:00
Deatec/Acate, marketing@deatec.org.br

Inovação com propósito:


Estamos na era da IA e de frente à uma nova revolução, com muitas perguntas sobre o futuro e sobre como será a convivência entre humanos e “máquinas” cada vez mais assustadoramente inteligentes e surpreendentes.


Impossível não se encantar com o mar de possibilidades que estas novas tecnologias podem oferecer nem como, na mesma proporção, se assustar com o potencial risco que elas podem trazer consigo.


Tenho acompanhado muitas discussões sobre como aproveitar essas oportunidades e cada vez mais elas se tornam recorrentes dentro e fora das organizações. Eu, particularmente, gosto dessas discussões e, através de delas e de alguns materiais que tenho acompanhado, estou formulando minha opinião neste tema. Mas deixo essa para uma outra oportunidade.


O que quero trazer à atenção são as questões que tem ficado a margem desse foco, ou seja, estão fora desse "hype” mas são fundamentais em qualquer empresa de tecnologia. Inovar e manter-se a frente é importante, traz diferencial competitivo, agrega valor à marca e ao produto. Mas são as bases sólidas que vão mantê-lo, assim como uma casa não se sustenta sem alicerces fortes, um produto de tecnologia não sobrevive sem ter as suas bases bem estabelecidas. O famoso básico e bem feito.


Mas então, o que é o básico e como fazê-lo bem feito?


Acredito que ter padrões de arquitetura e desenvolvimento de software bem definidos, rotinas e processos bem claros e ágeis. Um time engajado e com a visão compatível com a organização. Uma cultura forte e moderna, são um excelente começo, mas deixe-me citar mais alguns:


Customer Centric


Seu produto tem mercado? Como está a percepção dos clientes com relação a ele? Como vão seus indicadores e metas de sales e marketing? Está investindo esforços em atender o seu público?


Um grande especialista e umas das minhas referências em matéria de produtos digitais dizia e repetia a seguinte frase: “O produto se constrói COM o cliente e não apenas PARA o cliente”. Isso significa experimentar, entregar valor e buscar constantemente feedbacks e aprendizados. Ter foco nos problemas e não apenas em como resolvê-los.


Aqui podemos ressaltar que a experiência entregue para o cliente é fundamental. A melhor experiência pode determinar, quase que sempre, qual o melhor produto. Alguns dos produtos digitais mais inovadores dos últimos tempos nasceram a partir de problemas reais com experiências ruins do nosso cotidiano. O Uber nasceu da dor gerada pelos transportes públicos e pelos preços e tarifas dos taxis, os bancos digitais nasceram das altas taxas e do atendimento burocrático dos grandes bancos, e assim por diante. Experiências incríveis e resolução de problemas.


O timing das entregas, quando e como elas chegam para o público, bem como onde elas são anunciadas é ponto de atenção constante. Mantendo, assim, uma comunicação ativa com o cliente. Isso fortalece a marca, gera impacto positivo e conexões genuínas.


Segurança


Hoje segurança não é um diferencial competitivo, é necessário, é linha de base para qualquer produto. Junto a isso temos as questões legais com relação a privacidade de dados que, mesmo que sempre tenham sido importantes, ganharam ainda mais relevância com a LGPD (lei geral de proteção de dados). Ter um produto seguro e confiável é mais do que importante.


Observabilidade


Monitorar e estabelecer métricas para seu produto e para o ambiente onde ele é disponibilizado é fundamental. Imagina entregar um produto excelente, mas encher o suporte com ligações e atendimentos que poderiam ser ser evitados. Entregar um produto que não fica estável, e o pior, não saber disso.


Usar ferramentas e métricas que nos mostrar a saúde do nosso produto, como está a velocidade da navegação, como estão os acessos dos meus clientes, ele está entregando o que nos comprometemos? Quais as métricas que quero observar e quando devo ser avisado que algo está sinalizando possíveis problemas?


Responder essas perguntas e implementar os conceitos vindos delas são ponto chave para um trabalho eficiente e para dar segurança à operação do produto, não apenas para o time de tecnologia.


Agilidade


Existia um tabu com relação ao ágil nas empresas, confundir metodolia ágil com a “não metodolodia” era um erro grande, mas muito comum. O Ágil foca em entrega contínua, nas pessoas e na comunicação entre o time. Trocar processos burocráticos por processos necessários. Esse tabu foi superado já a algum tempo pois hoje em dia não apenas as startups operam em modelo ágil mas também as maiores e mais tradicionais organizações do mercado. Seja este modelo o Scrum, Kanban, XP ou outro similar.


Entregar continuamente e em intervalos de tempo regulares e moderadamente curtos, transformando e melhorando sempre. Iterações e aprendizados, isso dentro de um ciclo virtuoso e visível gera confiança.


Assim, inovar é importante e necessário, mas de nada vale se não tivermos as bases fortes e um bom produto. Um produto seguro, confiável e com uma boa experiência, que resolve as dores e problemas dos nossos clientes, que entregue valor e que seja continuamente melhorado.


Lucas Marinho