Alvorada na TI: Da escuridão a luz
por Jean Carlos Hennrichs

Este é o meu primeiro post para o “Blog do Deatec”, nele quero contar e compartilhar um pouco de minha experiência e conhecimentos sobre a TI aqui no Old Wild West. No princípio tudo era escuridão. Então em um flash intenso e instantâneo como uma explosão, fez-se a luz. O criador viu que a luz era boa e separou ela da escuridão. A primeira obra publicada por Johannes Gutenberg é mágica e cheia de insights.
Um experiente mentor um dia me disse: “Jean, ligue a luz e mantenha o ambiente iluminado, pois na escuridão as trevas reinam”. Já outro mencionou que “o pior dos ignorantes é aquele que não conhece sua história”.
A minha história na TI iniciou em meados de 1987, em um microcomputador TK90x color com um processador clone do ZX Spectrum de quase 4Mhz e 48KB de RAM. O monitor era a TV Philco preto e branca da cozinha e a memória secundária o rádio toca fitas de meu pai, e algumas fitas K7 com jogos e programas. E o que eu fazia com essa coisa chamada de “Computador”? Simples! Jogar, jogar e jogar. Após um tempo fui cegado pelo mesmo flash de luz da criação, me mostrando o caminho da programação, então me elevei das trevas da ignorância e me tornei “criador”.
Recentemente em entrevistas para escolher estagiários, ao questionar os candidatos sobre como iniciou na TI aquela resposta: “sempre gostei de TI. Comecei jogando e agora já formato, instalo sistema e programas, mas quero aprender mais”. Interessante isso! Seriam os jogos, um trampolim para jovens encontrarem a luz da libertação, a pílula vermelha da Matrix? Uma tese a ser comprovada. Mais um tema para Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Todavia quando se está na luz, a escuridão encontra uma forma de assombrar e de tentar. Veja! Ingressando na área da TI junto aos criadores, os compromissos e responsabilidades aumentam, e os jogos que lhe trouxeram a luz, poderão lhe arrastar à escuridão e a solidão. Já passei por muita sala de aula onde rolava aulas importantíssimas e nas telas um CS nervoso rodando em pendrives. Ou então games MMORPG e MMOS rolando durante expediente de trabalho, ou o pior dos casos, a clausura do calabouço de seu quarto sombrio e escuro, dia após dia.
Em resumo é uma eterna guerra estelar entre o lado iluminado e o lado escuro e sombrio da força. Você deverá aprender a dominar a escuridão, ou ela lhe consumirá. Alguns conselhos deixo aqui sobre o tema: Foco meu aprendiz paduã. Esteja sempre na luz. Abra as cortinas e espante as trevas. No início aprender deve para conquistar e experiência alcançar. Ajuda precisará para barreiras romper. Perigoso é, todo homem que pensa. No futuro, quando a luz alcançar, desfrutar em verdes mares irá, até grisalhos seus cabelos ficar. Então o barqueiro sua travessia novamente fará, para a luz verdadeira e infinita.
Um abraço do Prof. Jeanzão.