Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Projeto


Criado em 15 de outubro de 2013 o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação é composto por representantes do poder público e de iniciativas privadas, e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação com vistas ao desenvolvimento sustentável de Chapecó.


O Conselho trabalha para viabilizar recursos para compor o fundo de inovação, o apoio às ações do Centro de Inovação, em parceria com as universidades, e apoiar a criação e construção do Distrito de Inovação, além de fomentar o uso de tecnologias para melhorar a gestão pública, através de parcerias, a implantação da Chapecó Digital e o apoio à criação de ambientes inovadores, em conjunto com outras entidades.


Compete ao Conselho também, entre outras ações, analisar solicitações de empresas interessadas nos incentivos e estímulos previstos na Política Municipal de Incentivo à Inovação Tecnológica, assim como aprová-los ou rejeitá-los, aprovar o regulamento de parques e condomínios tecnológicos e analisar e pronunciar-se sobre os planos gerais e específicos que estejam relacionados com o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no município e sua aplicação na administração pública.


O acompanhamento fiscalização do cumprimento da Política Municipal de Incentivo à Inovação Tecnológica também está a cargo do Conselho, que ajuda a diagnosticar as necessidades e interesses dessa área além de cooperar na concepção, implementação e avaliação de políticas públicas e sugerir políticas de captação e alocação de recursos.


Lei Municipal de Inovação


Outro projeto importantíssimo para o DEATEC e suas associadas é a Lei Municipal da Inovação, que oferecerá incentivos fiscais para as empresas de Chapecó.


A Lei incentiva a inovação, tecnologia, ciência, e os processos de desenvolvimento desses setores. Ela estabelece medidas de incentivo às atividades tecnológicas e de inovação no município de Chapecó, visando promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental e a melhoria dos serviços públicos municipais de forma específica.


Entre outros fatores, ela estimula a implantação de atividades práticas para transformar uma ideia, invenção ou oportunidade em uma solução inovadora com características diferenciadas, assim como a criação de ambientes que auxiliam na criação e desenvolvimento de empresas inovadoras, visando facilitar os processos de inovação tecnológica e a competitividade de empresas públicas ou privadas.