Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Carta de intenções firmará parceria entre o Brasil e Israel

Fundador da Tech7, Yotam Tzuker, reúne-se com prefeito de Chapecó, palestra para empresários e...

Notícia
26/06/2019 00:00
Deatec, deatec@deatec.org.br

Fundador da Tech7, Yotam Tzuker, reúne-se com prefeito de Chapecó, palestra para empresários e confirma propósito de investir no município

Uma carta de intenções entre empresários, universidades e poder público oficializará parceria entre Chapecó e a cidade de Berseba, no Israel. A decisão foi confirmada nessa semana durante o evento Conexão Desbravalley Brasil – Israel que trouxe o especialista em desenvolvimento de ecossistemas e fundador da Tech7, organização que conecta os membros do ecossistema tecnológico do Sul de Israel, Yotam Tzuker, e a coordenadora do Tech7 Juniors, Judith Rachel Charbit, para o município. Eles palestraram para empresários, conheceram empresas, startups, universidades e entidades.

O evento foi promovido pela Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER), com correalização do Sebrae/SC, parceria das universidades regionais, Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), Prefeitura Municipal de Chapecó e apoio dos demais membros do ecossistema de inovação do Oeste – Desbravalley.

Tzuker e Judith compartilharam as experiências em inovação e como Berseba, uma cidade localizada no deserto do sul de Israel, transformou-se em uma potência mundial. “Nossa vantagem em relação ao resto do mundo é a cibersegurança. Chapecó tem essa vantagem quando se fala em tecnologia de alimentos e agricultura”, exemplificou Tzuker. Porém, destacou que para o ecossistema funcionar é preciso deixar o ego de lado e trabalhar conjuntamente, setor público, academia e poder público.

De acordo com Tzuker, a intenção é trazer o Tech7 para Chapecó. A organização possui uma escola de startups e realiza trabalhos com adolescentes de 12 a 18 anos, incentivando-os a empreender e abrir startups. Também atua com adultos e toda a rede de inovação. “Chapecó tem uma indústria de alimentos, universidades e uma comunidade forte. São três aspectos importantes para o ecossistema funcionar, o que precisa ser feito é conectar todos. Parece simples, mas é um processo longo”, disse Tzuker acrescentando que a tecnologia de Israel pode contribuir com a região e fortalecer o ecossistema inovador.

Em visita à prefeitura, a comitiva foi recepcionada pelo prefeito Luciano Buligon e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Sander. O prefeito frisou que Chapecó é uma cidade com vocação para inovação, porém ainda precisa se desenvolver mais no setor. “É um desafio para os próximos 100 anos. O Centro de Inovação Tecnológica irá contagiar o segmento e a vinda dos israelenses contribuiu de maneira significativa para unir essa rede. O setor cresceu muito nos últimos anos, criamos um ambiente para o desenvolvimento e este é o momento certo para essa conexão”.

O gerente regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, destacou que o objetivo do Conexão Desbravalley Brasil – Israel foi aproximar a comunidade de tecnologia de Israel ao ecossistema de inovação da região Oeste. “Foi uma etapa a mais para conectar as soluções de empresas e startups catarinenses à iniciativa internacional”.

Para o presidente da FCTER, Nelson Akimoto, o evento uniu forças e contou com a participação de todos os atores do ecossistema de inovação. “Os palestrantes inspiraram a fazer melhor e mostraram que uma cidade com pouco mais de 200 mil habitantes pode ser referência nacional e mundial em tecnologia, depende apenas de iniciativas. É um desafio e será a união de forças que fará Chapecó e região crescer”. Para o segundo semestre, será organizada uma missão para visitar Berseba para conhecer de perto o ecossistema de inovação da região e estreitar a conexão entre os dois países.