Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Workshop ensina como garantir sucesso em projetos de implementação de softwares

Notícia
13/05/2016 16:06
Deatec, deatec@deatec.org.br

Projetos de implementação de softwares nem sempre são tranquilos. Para orientar as empresas de softwares como alcançar melhores resultados, a Associação Pólo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) promoveu nesta quarta-feira, dia 11, o workshop “Como garantir o sucesso em projetos de implementação de software?”, com o palestrante Silas Souza, diretor da PMTec Consultoria em Projetos de Tecnologia. O diretor da Toke Final Lingerie, Felipe Angheben, também deu sua contribuição relatando o processo de implementação de um novo sistema na empresa.

Souza apresentou uma pesquisa realizada com clientes e empresas desenvolvedoras de softwares no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre os clientes pesquisados, 87% disseram que o resultado da implantação de sistemas foi diferente do esperado; 92% não receberam o projeto no prazo e 76% alegaram furo no orçamento. Das empresas desenvolvedoras de software, 63% relataram que sentem dificuldade em atender a expectativa dos clientes; 100% alegaram que não controlam cronograma ou não conseguem entregar o projeto no prazo e 75% responderam que não conseguem ou não sabem controlar o custo do projeto.

Para evitar problemas como esses existe a metodologia de implantação de projetos de softwares. “Os principais problemas são de escopo, de prazo e de custos. A metodologia de gestão de projetos é aplicada para evitar esses problemas, com acompanhamento desde antes até após a implantação do projeto”, explica Souza, acrescentando que existe uma grande carência de uso de metodologia.

Angheben relatou que está trocando de sistema na empresa e iniciou o processo sem usar metodologia. “Não poderíamos arriscar de novo e encerar o processo com os mesmos problemas que havia antes. Começamos aplicar a metodologia depois do início da implantação do sistema e por isso pulamos a fase de pré-projeto. Isso provocou atraso de mais de um mês”, expôs, exemplificando como a utilização da metodologia é importante para que as etapas ocorram sem erros e dentro do prazo.

Participaram do workshop profissionais das empresas associadas à Deatec. A analista de testes Adriana Rita Machado disse que vai levar a proposta apresentada para seu coordenador. “Estamos iniciando um projeto novo, mas como atualmente trabalho no setor de testes só vou participar no fim do processo. Então vou levar a proposta para meu coordenador para verificar a possibilidade de por em prática na nossa empresa”, relatou.

A Associação tem por objetivo levar aos associados capacitações, treinamentos e cursos para contribuir no fortalecimento do setor. “Somos empresas de tecnologia e precisamos estar atualizados. A Deatec busca fomentar a tecnologia nas suas mais distintas esferas e fazer com que as empresas associadas se fortaleçam”, finaliza o gerente executivo, Rafael Miotto.