Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Startup associada à Deatec desenvolve aplicativo que indica o melhor plano de telefonia móvel

Notícia
31/01/2017 10:08
Deatec, deatec@deatec.org.br

Um aplicativo que auxilia na escolha do plano de telefonia móvel mais adequado, tendo como base o histórico do consumo do smartphone. É isso o que oferece a startup associada à Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) Thruee Technology Sistemas LTDA com o aplicativo Meu Plano. O APP avalia quais serviços são utilizados com mais frequência e busca nas operadoras de telefonia celular o melhor plano para o usuário com o menor custo.

O fundador da empresa, Rudinei Carlos Gerhart, conta que a ideia surgiu com a percepção da dificuldade dos usuários em entender o consumo de telefonia móvel e devido ao alto número de reclamações referentes aos serviços. “Essa é uma ferramenta fácil para avaliar quanto está sendo consumido. Com um simples cadastro, com nome, e-mail e telefone, o APP faz um cruzamento do que a pessoa usa, como operadora, chamadas locais e a longa distância, e o que existe de oferta no mercado, gerando um perfil de consumo, o que é fundamental para definir o custo e a melhor oferta. Todo esse processo é instantâneo. Orientamos o consumidor para que use o aplicativo durante 30 dias para que possa ser feita uma análise mais detalhada por meio dos registros de voz e de dados”, explica.

O negócio começou a ser desenvolvido em 2015 com os sócios Gerhart, Thomás Simon, Ernani Zottis e Júlio César Biesdorf. Durante esse período, a startup foi credenciada em três programas de aceleração: o Sinapse da Inovação, o Programa de Promoção de Economia Criativa da Samsung e o Sebrae Inovação. O Meu Plano também venceu, em dezembro do ano passado, o projeto Encontre um Anjo 2016, promovido pela revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios. “Essa é uma competição de plano de negócios e fomos classificados como a melhor startup para investir. Todos esses programas validam o empreendimento em um mercado que é grande e complexo com uma solução simples”, realça Gerhart.

O APP é gratuito e está disponível no Google Play Store. A intenção é lançar também para Apple e Windows.

INCENTIVO

Com objetivo de trazer novas ideias para a entidade e contribuir com o desenvolvimento de startups, a Deatec abriu, em 2016, um novo plano de associados. Trata-se de uma categoria exclusiva para as startups. No primeiro ano a mensalidade é de R$ 20,00, no segundo ano de R$ 30,00 e, a partir do terceiro ano, a intenção é que ela consiga se associar como micro empresa. “A Deatec incentiva a inovação e o desenvolvimento de novas empresas. Por isso, buscamos aproximar as startups da Associação. Esses empreendedores podem servir de exemplos de sucesso e inspiração e a Deatec pode contribuir ao promover atividades de qualificação profissional”, explana o presidente André João Telöcken.