Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Mapeamento de TIC 2016 aponta saldo de 548 vagas para o setor em SC

Em meio ao cenário de retração econômica brasileira, o setor de Tecnologia da Informação e...

Notícia
26/04/2016 09:27
Deatec, deatec@deatec.org.br

Em meio ao cenário de retração econômica brasileira, o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de Santa Catarina mantém saldo positivo na estimativa de novos empregos para 2016. Representantes de 280 empresas participantes do Mapeamento de TIC, levantamento anual do Programa Geração TEC, apontaram que 548 vagas devem ser abertas pelo setor ao longo deste ano, cerca de 35% imediatas e o restante futuras. A maior quantidade de vagas levantadas está em Tubarão (152), Florianópolis (141), e Joinville (111) e Criciúma (48).


Mesmo com saldo positivo, o setor tecnológico catarinense demonstra impacto para a geração de novos postos de trabalho na comparação com o mapeamento de 2015. As 548 vagas estimadas para 2016 equivalem a 30% das novas oportunidades levantadas pelas empresas participantes em 2015, à época 1.785.

Em 2016, o número de empresas participantes da consulta aumentou. Foram 69 a mais do que as 211 organizações que se manifestaram em 2015. No Mapeamento de TIC, as empresas respondem a um questionário entre os meses de janeiro e março, fornecendo dados sobre vagas e áreas de concentração que irão embasar o planejamento e oferta de cursos gratuitos de capacitação do Geração TEC.

Para o presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), Guilherme Bernard, apesar de o setor continuar em crescimento no Estado -- o segmento cresceu cerca de 15% no último ano -- o ritmo de abertura de vagas diminuiu em virtude dos efeitos da crise econômica. “Ainda assim, centenas de empresas de TI seguem crescendo, uma vez que a tecnologia é uma ótima alternativa para aumentar a eficiência, reduzir custos e abrir novas oportunidades em cenários adversos e mercados mais tradicionais”, destaca Bernard.

O Programa Geração TEC, iniciativa do Governo do Estado coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), apoia as empresas de tecnologia do Estado na formação profissional, com o objetivo de atender as demandas do mercado e oferecer profissionais qualificados na área de TIC. Desde 2011, os cursos do Geração TEC formaram o equivalente a 30% do total de profissionais da TI catarinense. São 6.156 egressos em cursos de formação profissional e gestão empresarial.

O empresário Rui Luiz Gonçalves, presidente da Rede Catarinense de Inovação (Recepeti), faz uma análise sobre o resultado do mapeamento “O setor tecnológico diminui o ritmo, mas continua abrindo vagas. Empresas estabelecidas estão crescendo menos e fechando postos de trabalho por causa da grave crise econômica que atravessamos. Em contrapartida, o movimento das startups, que têm crescimento acelerado, absorvem essa mão de obra excedente e até geram mais oportunidades. Santa Catarina acerta em cheio quando aposta em inovação. Ela é a nova economia para a geração de empregos do futuro”.