Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Deatec viabiliza curso de Canvas para empresas do setor de TI

Por meio do Programa Geração Tec, na categoria de capacitação de gestores, a Associação...

Notícia
26/09/2014 16:17
Deatec, deatec@deatec.org.br

Por meio do Programa Geração Tec, na categoria de capacitação de gestores, a Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) com apoio da Unoesc Chapecó, realizou nessa semana, o curso de Canvas. Vinte e dois profissionais participaram da capacitação. O presidente da Deatec Ernani Zottis ressaltou que para tornar as empresas de TI cada vez mais competitivas e qualificar os processos, existe uma preocupação que vai além do aperfeiçoamento técnico e por isso, estão sendo ofertados cursos na área de gestão empresarial, a exemplo dessa oficina.

O Business Model Canvas (BMC) teve origem na tese de doutorado de Alexander Osterwalder, defendido na Universidade de Lausanne, na Suíça, em 2004. Posteriormente, em 2009, com a ajuda de Yves Pigneur e de mais de 450 colaboradores ao redor do mundo, Osterwalder publicou o livro Business Model Generation. Nele, o autor apresenta o resultado de sua tese de forma visual, como uma ferramenta para que empreendedores e executivos consigam discutir e visualizar como o negócio seria executado de forma sistêmica e integrada. A ferramenta BMG se tornou muito popular entre os empreendedores, principalmente os de internet/web.

A ferramenta é indicada para organizações de todos os portes, em especial, para as nascentes e serve para empreendedores e estrategistas definirem o modelo de negócio de suas empresas e visualizá-las de forma sistêmica, integrada, rápida e visual. O sistema é útil, pois permite discutir e integrar diversas percepções sobre como a empresa pode/deve atuar, os principais elementos de cada parte e como as partes do negócio interagem.

O curso foi ministrado pela instrutora Maria Augusta Orofino e oferecido de forma gratuita às empresas associadas à Deatec, tendo financiamento de 100% do Programa Geração Tec, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC), Instituto Internacional de Inovação (i3), Associação de Empresas de Tecnologia de Santa Catarina (ACATE) e Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (DEATEC), que pelo terceiro ano coordena as atividades em Chapecó.

Maria Augusta ressaltou que a inovação é um fenômeno social que acontece dentro de uma rede de valores, coproduzida entre parceiros, clientes, fornecedores e em sintonia com uma proposta de valor que atenda a todos os interessados. Também apontou que empresas inovadoras desenvolvem soluções com conhecimento embutido; valor agregado percebido pelos clientes; e atende necessidades e desejos de quem utiliza os seus serviços ou produtos.