Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Deatec participa de evento sobre inovação em Concórdia

Notícia
02/12/2016 14:07
Deatec, deatec@deatec.org.br

O presidente da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), Cesar Bortolini, participou, na última semana, do evento “Hoje!”, em Concórdia, promovido pela Ó Dois Multicomunicação e Associação Comercial e Industrial de Concórdia (ACIC). O encontro sobre inovação reuniu mais de 25 palestrantes de todo o Brasil nas áreas de comunicação, marketing, recursos humanos, empreendedorismo, inovação e tecnologia da informação.

O objetivo foi disseminar conhecimento, promover a troca de ideias e informações e oportunizar um espaço para exposições sobre empreendedorismo e novas oportunidades de negócios. Bortolini proferiu palestra no último dia do evento e apresentou as ações desenvolvidas pela Deatec em prol dos associados e para o desenvolvimento e fortalecimento da matriz tecnológica na região.

A Deatec busca reunir empresas do segmento de base tecnológica, com intuito de fortalecer o setor, gerando incremento no trabalho, renda, qualificação e inovação. A Associação tem como desafios a melhoria constante da gestão das empresas associadas, por meio de cursos, treinamentos e troca de experiências; auxiliar as empresas associadas na qualificação de profissionais para atender a demanda do setor; estimular a melhoria no processo de desenvolvimento por meio de um controle contínuo da qualidade dos produtos; e promover a integração e estabelecimento de parcerias entre as empresas associadas, buscando acesso a novos mercados e reconhecimento da sociedade.

Os resultados foram visíveis na pesquisa da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), que mostrou que a região Oeste do Estado é a segunda que mais aumentou o quadro de colaboradores no segmento em 2015. Em Santa Catarina o crescimento foi de 3,6%, enquanto no Brasil o saldo foi negativo em 0,09%. “No ranking de crescimento por regiões catarinenses, o Oeste foi a segunda região que mais cresceu (9,6%), atrás somente da região Serrana (11,7%). A Grande Florianópolis, a maior região do Estado no setor de tecnologia, ficou em terceiro lugar com índice de 4,8%”, enfatizou Bortolini.

Para 2017, um dos projetos é o início da construção do Condomínio Tecnológico. O projeto do condomínio foi aprovado em 2008 e reunirá, em um só local, empresas de tecnologia e inovação. A adesão inicial é de 30 organizações. A área de terra será doada pela prefeitura de Chapecó e possui 204 mil metros quadrados.