Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Deatec e Unoesc certificam participantes do Geração TEC em 2014

A Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), em parceria com a Unoesc...

Notícia
11/11/2014 15:30
Deatec, deatec@deatec.org.br

A Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), em parceria com a Unoesc Chapecó, certificou na última semana os participantes dos cursos oferecidos pelo Programa Geração Tec em Chapecó, neste ano. Participaram do ato, dirigentes das duas instituições, empresários e estudantes.

O programa Geração Tec é um projeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em parceria com o Instituto Internacional de Inovação (i3), com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e organizado, em Chapecó, pela Deatec.

A escolha dos cursos ocorreu com base no mapeamento de vagas, realizado no início do ano, apontado pelas empresas da região de Chapecó. O foco das capacitações foi a formação de recursos humanos diferenciados para a realização de projetos inovadores nas empresas participantes.

Os cursos oferecidos foram o Projeto de Cooperação entre empresas e universidade; Oficina de Modelo de Negócios Canvas e o curso de Gestão de Serviços de TI com metodologia Itil V3.

No Projeto de Cooperação foram abordados assuntos relacionados a suporte e desenvolvimento de software, em dois módulos de 120 horas cada, com três meses de duração. Seis empresas ligadas à Deatec receberam os acadêmicos capacitados pelo projeto.

De acordo com o professor Tiago Zonta, a universidade mantém uma relação muito próxima e positiva com o setor empresarial de Tecnologia de Informação. “De um lado, preparamos acadêmicos para atuar diretamente na área que as empresas precisam, de outro, as empresas nos possibilitam ter um alto índice de empregabilidade dos nossos alunos. Normalmente, os alunos seriam absorvidos pelo mercado apenas a partir do 5º período, em função da experiência. Com o projeto, os estudantes receberão capacitação do corpo docente, que conhece o mercado de TI e, assim estarão preparados mais cedo para começar a trabalhar”, destacou.

Zonta observou que o recrutamento dos estudantes que participaram do projeto foi feito pelos professores a partir do perfil de cada um e com base no desempenho apresentado nas atividades em sala de aula.

Na oficina de Business Model Canvas, 22 profissionais participaram. O presidente da Deatec Ernani Zottis ressaltou que para tornar as empresas de TI cada vez mais competitivas e qualificar os processos, existe uma preocupação que vai além do aperfeiçoamento técnico e por isso, estão sendo ofertados cursos na área de gestão empresarial, a exemplo dessa oficina.

O Business Model Canvas (BMC) teve origem na tese de doutorado de Alexander Osterwalder, defendido na Universidade de Lausanne, na Suíça, em 2004. Posteriormente, em 2009, com a ajuda de Yves Pigneur e de mais de 450 colaboradores ao redor do mundo, Osterwalder publicou o livro Business Model Generation. Nele, o autor apresenta o resultado de sua tese de forma visual, como uma ferramenta para que empreendedores e executivos consigam discutir e visualizar como o negócio seria executado de forma sistêmica e integrada. A ferramenta BMG se tornou muito popular entre os empreendedores, principalmente os de internet/web.

A oficina foi ministrada pela instrutora Maria Augusta Orofino e oferecida de forma gratuita às empresas associadas à Deatec, tendo financiamento de 100% do Programa Geração Tec.

O curso de ITIL (Information Technology Infrastructure Library), que se refere ao manual internacional de boas práticas para o gerenciamento de serviços em Tecnologia da Informação foi oferecido de forma gratuita às empresas associadas à Deatec, tendo financiamento de 100% do Programa Geração Tec. Vinte e seis pessoas participaram da atividade que foi ministrada pelo professor da Unoesc Jean Carlos Hennrichs.

Dirigentes da Deatec e Unoesc com formados dos cursos oferecidos pelo Geração Tec.