Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Café com Associados da Deatec reúne empresas de tecnologia

Notícia
17/10/2016 14:14
Deatec, deatec@deatec.org.br

Para dar as boas vindas aos novos associados, a Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) promoveu o Café com os Associados, na última semana, com apoio da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc). Estiveram presentes representantes das empresas Nord Electric, Two Web, Amplimed, Saphir, IXC Soft, Unochapecó, Arctec, BFT, Patrimonial, Garra, Agro 1, 2op e Lembox.

A intenção foi oportunizar um momento de troca de ideias e experiências, além de apresentar as ações da associação, seus benefícios, objetivos e todo o trabalho desenvolvido com o intuito de fomentar a tecnologia na região de abrangência do polo oeste. “Chapecó é o segundo principal polo tecnológico do Estado, ficando atrás somente de Florianópolis. Quanto mais participação houver, mais fortalecido será o setor”, destacou o presidente da Deatec, Cesar Bortolini.

Segundo pesquisa divulgada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) o setor representa 5,3% da economia no Estado, com faturamento de R$ 11,4 bilhões. A região oeste representa 8% desse valor. O oeste é a segunda região com maior número de colaboradores trabalhando em empresas de tecnologia da informação.

Durante o evento, a gerente Regional de Negócios do Badesc, Margarete De Marchi, expôs produtos para fomento do setor de tecnologia e inovação, como o Inovacred, um programa de financiamento para empresas com perfil inovador, oferecido por meio de parceria com a Deatec.

A coordenadora de pós-graduação do Senac, Andreia Begnini, e a coordenadora de relações com o mercado, Marcia Simon, apresentaram uma pós-graduação em gestão estratégica e inovação, desenvolvida exclusivamente para a Deatec. São 23 vagas e as aulas iniciarão no dia 04 de novembro, com encontros quinzenais.

O projeto do Condomínio Tecnológico foi explanado pelo vice-presidente da Associação, Ernani Zottis. A ideia da construção do condomínio surgiu em 2008. A edificação será em uma área de 204 mil metros quadrados.

Sidimar Carniel, da Saphir, enfatizou a importância do associativismo. “A participação na Deatec é importante para a busca conjunta de soluções para problemas em comum, fortalecendo o setor”, frisou. O vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó, Márcio da Paixão Rodrigues, assinalou o compromisso da universidade de estar próximo ao setor produtivo. “Queremos somar forças. O setor de tecnologia da informação e da comunicação está cada vez mais forte no município e os projetos da universidade vêm ao encontro dos ideais da Deatec”, avaliou.

DEATEC

A Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense foi criada em 2005 e possui, atualmente, 80 associados. É referência regional na representação do setor de tecnologia e inovação perante universidades, poder público, iniciativa privada e outras entidades organizadas.

Entre os projetos da Deatec estão: estímulo à melhoria no processo de desenvolvimento por meio de um controle contínuo de qualidade dos produtos; habilitação e certificação das empresas para o mercado internacional; projeto Geração Tec, que qualifica novos profissionais para o setor de tecnologia da informação e da comunicação; projeto Parque Tecnológico Empresarial e contribuição para criação da Lei Chapecoense de Inovação.

Os benefícios para os associados são cursos, palestras e treinamentos; descontos na homologação do PAF/ECF; descontos em matrículas e rematrículas para cursos de graduação e pós-graduação; banco de talentos próprio; plano de saúde; valores diferenciados em financiamentos; apoio para projetos de inovação.