Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

André Telöcken é eleito presidente da Deatec

Notícia
22/12/2016 23:30
Deatec, deatec@deatec.org.br

O ano de 2016 foi produtivo para a Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), com números que mostram o crescimento e fortalecimento do setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) na região. A avaliação é do presidente Cesar Bortolini, que encerra seu mandato, durante assembleia geral ordinária na última semana. No encontro, foi feita apreciação e aprovação do relatório de atividades da gestão 2015/2016, prestação de contas e eleição da nova diretoria executiva.

Foi apresentada chapa única e a eleição foi por consenso. A nova diretoria executiva assume em janeiro para o mandato de dois anos e terá como diretor presidente André João Telöcken, vice-presidente Darlan Segalin, diretor financeiro César Bortolini, diretor financeiro adjunto Francis Marcel Post, diretora secretária Sinara Perosa e diretor secretário adjunto Ernani Zottis.

No encontro, Bortolini apresentou um resumo das atividades promovidas durante sua gestão. Destacou a realização dos cursos oferecidos pela Deatec direcionados às demandas apontadas pelos associados, a parceria com a Unoesc e a disponibilização de linhas de financiamento por meio de convênio com o Badesc. O presidente frisou, ainda, a participação em reuniões e representações da entidade em eventos organizados por parceiros. “Participamos do Almoço Empresarial da ACIC, da Mercoagro, da missão técnica à Itália e ao Porto Digital e de eventos em universidades. Iniciativas que contribuíram para o desenvolvimento das empresas e fortalecimento do setor”, realçou.

Bortolini destacou a criação de um novo plano para associados: uma categoria exclusiva para startups. “A iniciativa oferece mensalidades diferenciadas, com objetivo de trazer novas ideias para a entidade e contribuir no desenvolvimento dessas empresas”, explicou. O presidente também lembrou dos convênios de saúde com a Unimed e a Polymed e do fortalecimento das Verticais do Comércio e da Agroindústria.

CRESCIMENTO

O crescimento do setor no Oeste foi enfatizado por Bortolini. De acordo com pesquisa da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), a região possui 11% das empresas e é responsável por 8% do faturamento do Estado. “Somos a segunda região que mais cresce, com índice de 9,6%, atrás apenas da região serrana. Isso é reflexo do crescimento das empresas. Encerramos 2015 com 47 associados e, no fim de 2016, estamos com 93 empresas associadas, o que é muito importante porque é com essa força, por meio do associativismo, que conseguiremos que o setor se destaque cada vez mais”, ressaltou.

O vice-presidente Ernani Zottis apresentou o projeto do Condomínio Tecnológico. O local para construção está definido e o terreno está em posse da prefeitura de Chapecó. O próximo passo é definir como será disponibilizada a área. O projeto foi aprovado em 2008 e reunirá, em um só local, empresas de tecnologia e inovação. Com adesão inicial de 30 organizações, as obras estão previstas para iniciar em 2017. A área possui 204 mil metros quadrados. “Com a construção do condomínio, Chapecó dará um grande salto no setor de tecnologia, atraindo empresas e gerando mais empregos”, observou Zottis.

O presidente eleito disse que dará continuidade ao trabalho e ao crescimento da Deatec e do setor em Chapecó e região. “Vamos atuar para aumentar o número de associados e fortalecer as delegacias regionais em São Miguel do Oeste e em Concórdia, além de Pinhalzinho, que já está consolidada. O grande desafio será o Condomínio Tecnológico. A Deatec possui um relacionamento estreito com a Acate e precisamos otimizar isso, demonstrando aos associados toda a estrutura disponível que pode ser aproveitada para o desenvolvimento das empresas e do setor”, finalizou Telöcken.

DIRETORIA

Integram a nova diretoria também os seguintes diretores: de Infraestrutura Fernando Mangold, de Startups Rudinei Gerhart, de Relações Internacionais Diego Baptistetti, de Verticais Ivan Nichele e Ednei Rebonatto, diretores Regionais Wilson Savenhago e Wagner Müller, de Integração NTIC Rudimar Araldi e de Relações Sindicais Marcio Muxfeldt. O Conselho Fiscal é composto por Gustavo Damschi, Edison de Brito e Artelides Bordignon, o vice-presidente de Novos Negócios Ernani Zottis, o vice-presidente de Estratégia Francis Post, o gerente executivo Rafael Miotto e o secretário executivo Maikel Perone.